06 ABR 2023
Canguçu está em alerta no combate ao mosquito Aedes Aegypti
A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de endemias, alerta a população sobre a importância dos cuidados em relação ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças como chikungunya, zika vírus e febre amarela. Neste ano, já houve confirmação de larvas do mosquito no bairro Uruguai e Guido Otto/Prado. Felizmente, nenhum caso da doença foi registrado até o momento no município.
Após esse diagnóstico, os agentes estão realizando a delimitação de foco em bairros da cidade. Os 12 funcionários estão fazendo visitas informativas e coleta de larvas nas residências e terrenos em um raio de 300 metros do local infestado, como tentativa de alertar os moradores e identificar possíveis criadouros.
O trabalho é orientativo e tem por objetivo prevenir e combater os focos do mosquito. Dessa forma, é de extrema importância que toda população esteja sensibilizada para prevenir a infestação do mosquito no município, visto que ele se prolifera rápido e as doenças transmitidas podem levar à morte.
A seguir, confira algumas dicas de prevenção:
- Evitar água parada.
- Furar pneus ou guardá-los em locais protegidos das chuvas;
- Manter cisternas, caixas d’água e reservatórios totalmente fechados;
- Guardar latas e garrafas emborcadas;
- Não deixar recipientes no pátio;
- Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos.
- Limpar vasilhas de água dos animais, calhas, marquises e rebaixos de banheiros e lajes.
- Fazer a manutenção da água da piscina uma vez por semana.
O desenvolvimento do mosquito na fase aquática dura um período médio de 10 dias, portanto, é fundamental que os locais favoráveis com água parada sejam eliminados pelo menos uma vez por semana, interrompendo o ciclo do mosquito.
Ademais, em caso de contaminação, é necessário estar atento aos sintomas da dengue: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos, dor muscular, nos ossos e articulações, cansaço e aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. Caso apresente esses sintomas, procure atendimento médico.
Para mais informações, entre em contato pelos telefones: 3252-3490 ou 32529501.
Autor: Jéssica Griep Timm
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024