31 JUL 2023
AGRICULTURA, PECUÁRIA E COOPERATIVISMO
Canguçu recebe oficialmente o título de Capital Nacional da Agricultura Familiar
Na última quarta- feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que confere ao município de Canguçu, o título de Capital Nacional da Agricultura Familiar (Lei 14.638/23). Publicada no Diário Oficial da União, a norma tem origem no Projeto de Lei 6408/16, do deputado Afonso Hamm, aprovado em 2019 pela Câmara.
Canguçu é destaque na agricultura familiar, abrigando cerca de 14 mil propriedades rurais, sendo o município com o maior número de minifúndios no Brasil. A população atual é de cerca de 49 mil habitantes, onde cerca de 60% reside em áreas rurais. A produção diversificada desempenha um papel fundamental na região, englobando frutas, hortaliças, soja, milho, feijão, batata, além da criação de rebanho bovino e ovino, e a produção de tabaco.
A conquista representa um marco importante, reconhecendo a relevância da agricultura familiar em Canguçu. Além disso, o título de Capital Nacional da Agricultura Familiar destaca o empenho e o valor do trabalho realizado pelos agricultores familiares do nosso município.
Autor: Chaiane Romer