Na tarde deste feriado de 20 de setembro, as entidades tradicionalistas de Canguçu, junto a Prefeitura, realizaram uma cavalgada solidária dos Festejos Farroupilhas 2023. O espírito solidário foi o marco da ação, que contou com a participação de cerca de 100 tradicionalistas, que percorreram as ruas da cidade e recolheram doações da comunidade.
A concentração para a cavalgada ocorreu na sede do CTG Sinuelo e na Associação Rural, com início às 13h30min. Estiveram envolvidos os CTGs Lanceiros do Sul, Desgarrados, Tropeiros da Amizade, Sinuelo, Raul Silveira, Sentinela das Coxilhas e João Paulo de Freitas, além dos Piquetes 3 Gerações e 20 de Setembro.
Toda a arrecadação será destinada às pessoas que foram afetadas pelas enchentes do Rio Grande do Sul. Ao todo, no município, as doações ultrapassaram uma tonelada de alimentos, além de um grande volume de roupas, cobertores, fraldas e demais mantimentos.
"Não esperávamos chegar a esse número. Realmente é um montante que nos surpreende e nos deixa muito feliz. Canguçu tem a marca de ser uma cidade solidária, que bom isso foi concretizado mais uma vez", disse a coordenadora do Departamento de Cultura da Prefeitura, Roberta Oliveira.
A cavalgada foi uma iniciativa das entidades tradicionalistas do município, a partir da orientação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e do governo do Estado. A Prefeitura esteve alinhada com a decisão e com a comissão dos festejos farroupilhas, que optaram por cancelar o desfile temático em respeito às vítimas das chuvas.