16 JAN 2024
DEFESA CIVIL
Defesa Civil: alerta para a possibilidade de chuvas intensas

A Defesa Civil alerta para a previsão de chuvas intensas ao longo desta terça-feira (16).

De acordo com o prognóstico da Sala de Situação da SEMA-RS, uma região de baixa pressão, aliada ao fluxo de umidade vindo do norte do País, favorece os temporais isolados acompanhados de descargas elétricas, eventual queda de granizo e ventos fortes que podem passar dos 70 km/h em diversas regiões, inclusive na Zona Sul.

Os acumulados ficam em torno dos 60 aos 75 mm/dia na Campanha e Sul, podendo passar pontualmente dos 100 mm/dia no Sul. Na região, as rajadas de vento podem ultrapassar os 90 km/h.

Ainda na quarta-feira (17), por conta da baixa pressão, fluxo de umidade vindo de norte do País e deslocamento da frente fria pelo oceano, as tempestades se intensificam e atuam em praticamente todas as regiões do território gaúcho. Com isso, há risco para transtornos devido às chuvas pontualmente intensas, os ventos que podem passar dos 80 km/h durante os temporais e eventual queda de granizo.

Caso seja atingido ou necessite de ajuda da Defesa, entre em contato pelos celulares (53) 98415 -1313 ou (53) 99921 -6176. Há, também, o contato funcional do Corpo de Bombeiros (53) 98404 - 7358.

*Os dados meteorológicos informados no texto foram publicados pela Defesa Civil Estadual e a Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul

Autor: Luiz Almeida