29 JAN 2024
AGRICULTURA, PECUÁRIA E COOPERATIVISMO
Relatório da Emater/RS-ASCAR de Canguçu aponta mais de 2,3 mil famílias atendidas em 2023
Em mais um ano de parceria junto à prefeitura, a Emater/RS-ASCAR apresentou dados expressivos acerca das atividades em Canguçu. No ano de 2023, o relatório da entidade apontou que um total de 2.375 famílias foram atendidas pela equipe, ao longo de 141 localidades no município.

Com iniciativas voltadas prioritariamente aos agricultores e pecuaristas familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e indígenas, a entidade promoveu atividades como feiras e dias de campo, nas quais ofereceu seminários de capacitação e mentoria, principalmente no cultivo de culturas na zona rural.

Atividades como essas se tornaram ainda mais importantes diante do contexto que iniciou o ano de 2023, onde se teve uma crise de estiagem nos primeiros meses do ano, que dificultou severamente a produção de pequenos produtores. À época, a Emater foi de grande importância no monitoramento situacional, na elaboração de laudos de apoio a Defesa Civil e no encaminhamento de laudos para acionar os seguros agrícolas, especialmente o Proagro. Atenta a situação da seca, a entidade manteve como prioridade ações de segurança alimentar, incentivando à produção de autoconsumo para cerca de 958 famílias, além de promover educação alimentar nas escolas e intercâmbio de sementes e mudas crioulas.

O incentivo às Agroindústrias também foi motivo de orgulho para a Emater, que manteve acompanhamento técnico, auxiliou na regularização dos espaços, e buscou a comercialização dos produtos dentro e fora do município, além de encaminhar projetos de crédito rural (Pronaf Agroindústria, Prona B, FEAPER), para auxílio aos produtores.