19 MAR 2024
OBRAS, TRÂNSITO E SERVIÇOS URBANOS
Prefeitura de Canguçu intervém junto à Corsan para resolver crise de abastecimento de água

Em um encontro na manhã de ontem, o Prefeito Vinicius Pegoraro, acompanhado do Vice-Prefeito Cledemir de Oliveira Gonçalves e do Secretário da Secretaria Municipal de Obras, Trânsito, Serviços Urbanos, Infraestrutura Rural e Ações Estratégicas, Mauro Silveira, realizou uma visita à Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN). O objetivo da reunião foi abordar a crise de desabastecimento de água que afeta Canguçu, buscando esclarecimentos e soluções para os problemas recentes e de longa data que comprometem o fornecimento de água no município.

O Vice-Prefeito Cledemir de Oliveira Gonçalves detalhou os incidentes que exacerbaram a situação atual: a falta de energia que afetou o sistema de abastecimento e o rompimento de uma adutora próximo a padaria Pão Quentinho. Tais eventos causaram impactos significativos, especialmente nas áreas mais elevadas da cidade, evidenciando a fragilidade da infraestrutura atual.

Além disso, o Vice-Prefeito enfatizou que os problemas vão além desses episódios isolados. A região do Triângulo, por exemplo, sofre há tempos com o desabastecimento, refletindo um cenário onde o investimento pela Corsan é insuficiente, e os problemas na tubulação são frequentes, levando a múltiplos vazamentos e dificultando a distribuição adequada de água.

Diante deste cenário, a Prefeitura de Canguçu cobrou da Corsan ações imediatas e um planejamento para resolver não apenas os incidentes pontuais, mas também para reestruturar o sistema de abastecimento de água do município.

A Prefeitura reitera seu compromisso em trabalhar de forma contínua para garantir que a população de Canguçu tenha acesso a um serviço essencial de qualidade e permanecerá vigilante, acompanhando de perto as ações da Corsan para assegurar que medidas efetivas sejam implementadas.