03 ABR 2024
Aprendizado de Galpão revitaliza tradições gaúchas em integração escolar

Hoje dia 03 de abril, o CTG Sentinela das Coxilhas foi palco de um evento que reuniu a EMEF Marechal Floreano para um dia dedicado à cultura gaúcha. Este encontro faz parte de um projeto que visa integrar o ensino das tradições locais à educação formal, proporcionando aos estudantes uma experiência imersiva nas práticas e costumes do Rio Grande do Sul. A recepção dos alunos no CTG foi calorosa, com um café da manhã típico que incluiu bolo frito, seguido de discursos de abertura e apresentações culturais tanto dos alunos quanto dos anfitriões do CTG. O almoço, destacando a culinária campeira, apresentou pratos como arroz de carreteiro e feijão preparado no fogo de chão.

As atividades da tarde focaram em oficinas de esportes tradicionais e artesanato, oferecendo aos jovens a oportunidade de aprender sobre jogos como o tiro de laço e artes como o tricô e o crochê. Este evento no CTG Sentinela das Coxilhas enfatizou a importância da transmissão de saberes culturais às novas gerações, reafirmando a educação e a cultura como elementos complementares na formação de cidadãos conscientes de sua identidade e herança. A colaboração entre a escola EMEF Marechal Floreano e o CTG demonstra um modelo eficaz de ensino que valoriza as tradições locais enquanto enriquece o currículo escolar, promovendo um sentido de comunidade e pertencimento entre os estudantes.