O Exército Brasileiro, participou do Desfile da Semana da Pátria, no dia 7 de setembro, com militares em quase sua totalidade de Canguçu e Pitatini. O grupamento é pertencente à 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, “Brigada Patrício Corrêa da Câmara” sediada em Bagé-RS, onde desfilam 5 militares pertencentes ao 3º REGIMENTO DE CAVALARIA MECANIZADO, 18 militares pertencentes ao 25º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA, 4 militares pertencentes ao 3º BATALHÃO LOGÍSTICO e 5 militares pertencentes ao ESQUADRÃO DE COMANDO.
O Comando da Fronteira de Bagé foi criado em consequência das lutas travadas entre portugueses e espanhóis pelo domínio de terras da campanha Rio Grande de São Pedro. Em 1776, como Major, Patrício Corrêa da Câmara comandou as forças portuguesas na investida ao Forte de Santa Tecla, cercando-o e expulsando, definitivamente, os espanhóis das terras brasílicas, o que permitiu a reintegração de vasta área territorial ao atual Estado do Rio Grande do Sul.
Hoje, a missão da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, é a manutenção da soberania nacional na região de fronteira com o Uruguai, através do emprego das capacidades clássicas da cavalaria, como reconhecimento, segurança, ação retardadora e ações ofensivas.
AÇO! EM DEFESA DA PÁTRIA BRASIL!