Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Turismo Religioso
O marco inicial da cidade de Canguçu.
Sobre o local

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição foi marco inicial da Cidade de Canguçu. Em 1º de janeiro de 1800 foi colocada a pedra fundamental da Igreja de Canguçu pelo Ver. Pe. Pedro Rodrigues Tourem, 1ª Cura do lugar. Também foi erguida uma "igreja provisória" "sob a forma de um rancho de palha", enquanto constría-se a definitiva.

A conclusão da obra foi em 8 de janeiro de 1804, tendo sofrido uma reforma em 1857, quando foi estruturada em alvenaria, e outra que teve inicio em 18 de junho de 1956 que durou 13 anos, mantendo a fachada e aumentando o espaço do templo.

A igreja foi construída no estilo românico, que prima pela estrutura predial, mantendo assim algumas semelhanças com uma fortaleza militar.

A Fundação
A Capela Curada de Nossa Senhora, de acordo com Mario Arias Perez, possui duas hipóteses sobre sua fundação:

A primeira conta que foi o resultado de uma disputa de terras entre Capitão-Mor Paulo Rodrigues Xavier Prates e João Francisco Teixeira de Oliveira, ambos portugueses. O problema foi solucionado de forma pacífica em nome da irmandade Nossa Senhora da Conceição. As escrituras da capela foram feitas na até então Vila de Porto Alegre (1799), antigo nome do município.

A segunda hipótese mostra o interesse de 140 moradores da região de Rincão Tamanduá (região onde Canguçu esta localizada) em formar um povoado, usando a mão de obra escrava para a construção da igreja.

Canguçu, no séc. XIX, era rota entre Portugal e Espanha. A obra teve apoio de Portugal, que se aproveitou da criação da capela para se fixar como dono dessas terras. Devido ao Tratado de Santo Idelfonso de 1777, esta região era fronteira entre Portugal e Espanha e local de passagem de tropas portuguesas que viajavam entre Rio Grande e Rio Pardo. A fixação de um povoado nesta região seria estratégia militar de defesa de fronteira, protegendo as terras portuguesas de invasões de tropas espanholas.

Rua Júlio De Castilhos, 917

Local: Rua Júlio De Castilhos, 917