Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição
Turismo Religioso
O Cartão Postal de Canguçu
Sobre o local

O Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição fica localizado numa das áreas mais belas e altas da Serra dos Tapes, com entrada pela BR-392, na altura do km 120, próximo à base do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta).

A cerca de 500 metros acima do nível do mar, a estrutura predial com duas torres remetem à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, marco da fundação do município. Esta obra, iniciada em 2004, foi projeto desenhado pela arquiteta Alice Parode. Posteriormente, foi construída a escultura de Nossa Senhora da Conceição, que impõe seu olhar cândido em direção à cidade de Canguçu. Obra do escultor gaúcho Vinício Cassiano, a imagem da padroeira do município possui desde a sua base 15 metros de altura e pode ser vista por quase toda a cidade. A iluminação noturna dá um toque especial para quem a contempla da cidade.

O local oferece uma vista privilegiada da cidade, oferecendo um espaço dedicado aos fiéis e para que gosta de apreciar a paisagem. O parque abriga um mirante (de onde é possível observar boa parte da cidade), uma praça e um passeio ecológico por dentro da mata nativa.

Além do acesso de veículos, o local possui o caminho da Via Sacra para aqueles que querem fazer o trajeto a pé. Seu acesso se dá pela BR-392 seguindo até o Mirante, contando com 14 medalhões da Via Sacra, com imagens que mostram desde o julgamento de Jesus Cristo até a sua morte. Os medalhões possuem 1,5 metros de diâmetro e 200 quilos.

Oficialmente inaugurado em 8 de dezembro de 2010 o Parque Turístico Mirante Nossa Senhora da Conceição  recebe visitas de todas as partes do mundo, tendo em seus registros visitantes de todos os estados do Brasil, além de visitantes de mais de dez países.

Nossa Senhora da Conceição - A obra e o artista

O projeto foi feito pelo artista, desenhista, pintor e escultor, canoense Vinício Cassiano. A estátua de 12 metros de altura foi produzida com a ajuda de dois pedreiros auxiliares. Para erguê-la, foram necessários mais de cem sacos de cimento e oito meses de trabalho.

De acordo com Cassiano, esta é a mais alta de suas criações. Ele já esteve envolvido com a criação de outras imagens religiosas, como Buda e Iemanjá. O artista destacou que desenhou, criou e construiu com seus ajudantes a estátua do santuário. ''É como uma réplica, entretanto, tem o meu toque'', enfatiza Cassiano, ao citar que toda a criação artística apresenta traços característicos daquele que a projeta.

BR 392/BR741 a 4,8km da cidade

Local: BR 392/BR741 a 4,8km da cidade