28 JAN 2019
SECRETARIA DE SAÚDE PEDE ATENÇÃO PARA PREVENÇÃO À DENGUE
Armadilha feita com pneu. São 46 armadinhas distribuídas pelo município;

No mês de Janeiro, o mês mais quente do ano, a chuva praticamente não deu trégua. Foram 304 milímetros até esta sexta-feira (25).

Com esse período de instabilidade, o clima úmido e abafado acaba se tornando propício para os mosquitos desovarem.

Em outros estados, o índice de presença do mosquito Aedes Aegypt aumentou, deixando as Secretarias em alerta com a possibilidade de aumento nos registros de contaminação de dengue, chicungunha e zika vírus.

Em Canguçu, a equipe de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, distribuiu 46 armadilhas antropomórficas, feitas com pneus, em pontos da cidade onde há um grande fluxo de veículos. A cada 7 dias, a equipe verifica se há presença de larvas, coleta e encaminha para o Laboratório Central de Saúde Pública  verificar, em Pelotas.

Além das armadilhas, a equipe realiza ainda as visitas regulares nos 35 pontos estratégicos do Município para averiguar a possibilidade de presença do mosquito. Entre eles, estão cemitérios e borracharias.

Segundo o agente de Endemias, Rosemar Cardoso, a conscientização da população tem melhorado, mas ainda há muito para mudar. Uma dica do agente, é que em vez de vasos com águas nos túmulos, os familiares utilizem canos de PVC, evitando a proliferação do mosquito.

Confira 10 dicas da Prefeitura para prevenção:

➡️ Guarde sob abrigo os pneus velhos;
➡️ Feche caixas d’água, tonéis e latões;
➡️ Mantenha a piscina tratada o ano inteiro;
➡️ Coloque areia nos cacos de vidro dos muros;
➡️ Limpe com escovação os bebedouros dos animais;
➡️ Não acumule água nos pratos dos vasos de plantas. Encha-os com areia;
➡️ Coloque embalagens de vidro, lata e plástico em lixeira bem fechada;
➡️ Guarde garrafas vazias com o gargalo para baixo;
➡️ Mantenha desentupidos os ralos, canos, calhas, toldos e marquises;
➡️ Manter os pátios limpos e evitar águas paradas em lajes, sem drenagem;

Atenção para os 6 principais sintomas da Dengue

➡️ Febre alta repentina;
➡️ Dor nos olhos e dor de cabeça;
➡️ Dor nas juntas e nos músculos;
➡️ Manchas avermelhadas pelo corpo;
➡️ Falta de apetite e sensação de fraqueza;
➡️ Em alguns casos, pode ocorrer sangramento de nariz e gengivas;

Reconheça o Aedes aegypti: É  menor que o mosquito comum; É escuro e rajado de branco; Só pica as pessoas durante o dia; a fêmea fixa seus ovos nas bordas de recipiente com água parada;

Fique alerta: Em caso de suspeita de dengue, procure a unidade de saúde mais próxima e não faça uso de medicamentos que contenham ÁCIDO ACETILSALICÍLICO, sob risco de provocar hemorragia.

ATENÇÃO ➡️ A dengue não transmite de pessoa para pessoa;

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o Setor de Endemias através do telefone (53) 3252-1005.