04 AGO 2016
Educação do Campo: EFASUL realiza ato inaugural
Escola Família Agrícola da Região Sul tem sua primeira turma do curso Técnico em Agroecologia

Diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz até que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática. Com o pensamento freireano como uma das ferramentas para superar paradoxos e transformar a sociedade, a Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL) celebrou nesta quarta-feira (3) seu ato inaugural.

Realizado no auditório do Centro de Treinamento de Agricultores (CETAC), a cerimônia contou com a presença de dezenas de estudantes, educadores e familiares. Representantes de associações, cooperativas e movimentos sociais, além de apoiadores, gestores públicos e imprensa também acompanharam o ato.

Nem mesmo a ausência de alguns integrantes da EFASUL – devido a um surto de caxumba – tirou a emoção do evento. Ao contrário, estudantes, educadores e o coordenador da associação mantenedora da escola, Cleu Ferreira, foram lembrados e aplaudidos pelo coletivo.

Integrantes de outras instituições de ensino também compareceram ao evento. É o caso do professor Antônio Gomes, coordenador pedagógico da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), a primeira EFA implantada no RS. Ele realizou palestra sobre os caminhos percorridos no Estado para a implantação do modelo baseado na Pedagogia da Alternância.

O encerramento reservou o momento de maior emoção. Todos os presentes foram convidados a conhecer uma prática diária da EFA: a roda. Em círculo, de mãos dadas, os relatos de vivências e aprendizados foram surgindo aos poucos, assim como as lágrimas de quem escutava ou contava trechos da experiência e da luta cotidiana para superar cada etapa.

A Capital da Agricultura Familiar acaba de receber uma nova semente: conectada com a contemporaneidade dos conhecimentos acadêmicos e sem perder de vista os saberes herdados da ancestralidade, a EFASUL desabrocha em flor, mais tarde fruto. Até a colheita haverá muito trabalho e muitos braços serão necessários para a construção.

EFASUL

O projeto de implantação de uma Escola Família Agrícola na região nasceu em 2013, a partir das discussões promovidas pelo Fórum da Agricultura Familiar da Região Sul, entidade da qual fazem parte mais de 100 organizações de 25 municípios do Território Zona Sul. Canguçu foi escolhido como município sede por sua referência na agricultura familiar e camponesa, pelo grande número de assentamentos da reforma agrária, assim como pela presença de comunidades quilombolas, dentre outros fatores. A primeira turma iniciou este ano e conta com 32 alunos. A escola mantém as atividades junto ao CETAC. Com duração de 3,5 anos, o curso técnico em Agroecologia (nível médio integrado) é desenvolvido com base nos princípios da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância.