15 FEV 2016
Pavimentação urbana: Nasce uma nova Canguçu
Com investimento de quase R$ 7 milhões, projeto de calçamento desenvolvido pela Prefeitura Municipal beneficiará centenas de famílias

Blocos de concreto aos poucos vão dando novas formas às antigas ruas empoeiradas. Pelas janelas das casas já não entra o pó que antes obrigava os moradores a uma repetição sistemática das tarefas de limpeza.

A realidade da população de Canguçu está mudando a partir do avanço de dois projetos de pavimentação desenvolvidos pela Prefeitura Municipal. A obra, que tem investimento de quase R$ 7 milhões, é a maior já desenvolvida no município no setor de calçamento.

Para transformar o cotidiano dos moradores de 35 ruas urbanas, operários trabalham em ritmo acelerado. Na última semana os trabalhadores concentraram esforços em cinco vias: Hipólito Gonçalves da Silva, José Carlos Telesca, Severiano Rodrigues Nascimento, Hipólito Ribeiro e Firmina Moreira.

Entre os beneficiários surgem histórias de luta e contentamento.

– Há muitos anos os moradores daqui clamavam pelo calçamento. Os vizinhos já tinham feito até abaixo assinado, mas a obra não saía do papel. Agora já estamos comemorando, antes mesmo do trabalho ser concluído – relatou um morador da rua Hipólito Ribeiro, ao citar que a via se tornava intransitável após a chuva.

Na José Carlos Telesca outro morador citou o aspecto econômico de valorização dos imóveis.

– Nossos imóveis estão muito mais valorizados agora. Praticamente dobrou o preço dos terrenos – comemorou o proprietário.

Entre as escolas ETEC e João de Deus Nunes, a pavimentação da Firmina Moreira era um sonho antigo para toda a comunidade escolar. Em dias chuvosos crianças em idade escolar precisavam enfrentar o barro para chegar à sala de aula. Com o começo das obras – que estão em fase de terraplanagem – o antigo sonho já ganha contornos para uma nova realidade.

Na semana passada o prefeito Gerson Nunes e o secretário de Obras Jeferson Aguiar acompanharam de perto o andamento da pavimentação.

– Estamos muito contentes em resolver um problema histórico de nossa comunidade – avaliou o gestor.

> Confira as ruas incluídas nos projetos:

PAVIMENTAÇÕES CONTRATADAS COM O BADESUL

- Rua Professor André Puente (entre as ruas Fernando Osório e Rui Ramos)

- Rua Franklim Máximo Moreira (entre a rua Conde de Porto Alegre e a Ponte do Arroio Curtume)

- Rua Conde de Porto Alegre (entre as ruas Franklim Moreira e Maria Conceição Monteiro Bento)

- Rua Bento Gonçalves (entre a avenida Exército Nacional e a rua Maria Conceição Monteiro Bento)

- Rua Rui Ramos (entre as ruas Franklim Moreira e André Puente)

- Rua Hipólito Gonçalves da Silva (entre as ruas Abílio Braga e Dercídeo Quevedo)

- Rua Firmina Moreira (entre a avenida Exército Nacional e a rua Silveira Martins)

- Rua Marechal Deodoro (entre as ruas Coronel Genes Bento e Maria Conceição Monteiro Bento)

- Rua Coronel Genes Bento (entre as ruas Marechal Deodoro e Getúlio Vargas)

- Rua José Carlos Telesca (entre as ruas Fernando Ferrari e Severiano Nascimento)