09 OUT 2015
Organização das Olimpíadas confirma passagem da Tocha Olímpica por Canguçu
População tem até o dia 15 de outubro para se inscrever e concorrer à vaga de condutor da chama no município

A Capital Nacional da Agricultura Familiar será uma das cidades a receber o revezamento da Tocha Olímpica em 2016. O anúncio foi feito pela gerente regional do Comitê Olímpico, Paola Burle. Conforme a organização, a tocha será acesa na cidade grega de Olímpia, conforme a tradição milenar dos Jogos Olímpicos, no dia 21 de abril de 2016.

Após um rápido trajeto pela Grécia, a tocha será entregue ao Brasil no dia 27 do mesmo mês, iniciando o revezamento no dia 3 de maio, em Brasília. O trajeto terá duração de 95 dias e será concluído com o acendimento da pira no Estádio do Maracanã, no dia 5 de agosto.

O município terá direito à indicação de duas pessoas para a condução da chama. Outra forma de participação é se inscrever diretamente no site do Comitê Rio 2016 ou através dos patrocinadores do evento. O cadastramento de participantes estará aberto até o próximo dia 15.

> Clique aqui e se inscreva para ser um dos condutores da Tocha Olímpica em Canguçu

Tocha Olímpica

O material foi produzido com alumínio reciclado, resina e acabamento acetinado. A tocha pesa entre 1kg e 1,5kg e mede 63,5cm de altura quando fechada, e 69cm quando aberta. Este movimento de “sobe e desce” acontece ao longo da malha triangular da textura da tocha que, dividida em três partes, alude aos valores Olímpicos de excelência, amizade e respeito. Estes segmentos se separam e se projetam para cima no momento conhecido como “beijo das tochas”: quando uma passa à outra a chama Olímpica. Ao se abrirem, as três partes revelam a essência de brasilidade da tocha Rio 2016 – diversidade, vibração e natureza,  representados pelo mar, montanhas, o céu, o sol e as cores da bandeira do Brasil. Símbolos para todo o conceito que sustenta o revezamento: o encontro do calor ancestral da chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro.

> Confira no vídeo abaixo o modelo de tocha olímpica que será usado no Brasil