04 OUT 2015
Capital Nacional da Agricultura Familiar realiza 7ª Feira de Sementes Crioulas
Eventos paralelos como o 1º Acampamento da Juventude e a 1ª Feira do Livro também movimentam a cidade neste final de semana

Durante dois dias Canguçu concentra num único palco toda a diversidade que marca a agricultura familiar do município e região. A 7ª edição da Feira Estadual de Sementes Crioulas e Tecnologias Populares acontece neste final de semana no Ginásio Conrado Ernani Bento, reunindo milhares de visitantes.

> Clique e confira a galeria de imagens do evento no Facebook

Tradicional evento voltado à preservação das sementes crioulas, a feira recebe participantes até mesmo de fora do país. A programação inclui shows, palestras, atividades culturais e, claro, trocas de sementes e distribuição de mudas nativas. Pelo caráter social que mantém desde a primeira edição, a visitação é gratuita, bem como a alimentação para os participantes.

Na avaliação do prefeito Gerson Nunes, o evento se consolida com sucesso, apresentando melhores resultados a cada ano.

– Temos uma feira que a cada a ano se supera. Isso confirma que essa atividade faz parte do município, está inserida nos nossos eventos e na nossa ação governamental – explica o gestor.

Com aproximadamente 12 mil pequenas propriedades rurais, a agricultura familiar e camponesa de Canguçu marca presença no espaço onde também são apresentadas invenções dos agricultores.

Muitos participantes da feira relatam que a iniciativa representa uma espécie de nostalgia pelo passado de vivência rural. Tal sentimento é também compartilhado pelo prefeito do município.

– É um momento em que recordo a minha infância, quando os vizinhos costumavam trocar sementes. Isso aproxima as pessoas e mantém viva a cultura do nosso município, das pequenas propriedades – avalia Gerson Nunes.

Outro ponto destacado pelo gestor é o compromisso com a soberania alimentar e a capacidade de garantir autonomia às gerações futuras ligadas à agricultura familiar.

– Preservar a semente é preservar a nossa identidade – conclui.

O evento é organizado pela Cooperativa União e pela UNAIC, contando com o apoio de dezenas de entidades, dentre elas a Prefeitura de Canguçu.