21 AGO 2015
Projeto implantado em escolas canguçuenses é apresentado ao Ministério da Educação
Secretário Nacional do MEC ficou entusiasmado com a proposta pedagógica e prometeu ampliar relação com o município

Qualificação da produção textual e redução dos índices de reprovação são alguns dos pontos concretos alcançados em escolas municipais de Canguçu a partir da implantação do projeto ‘Multiplicando Saberes e Pensamentos’.

Os resultados da iniciativa foram apresentados em Brasília nesta quinta-feira (20), quando a secretária de Educação Ledeci Coutinho visitou o titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), Paulo Gabriel Nassif. A reunião também contou com a presença do coordenador do projeto, Paulo Roberto da Rosa e da coordenadora pedagógica, Flávia Rodrigues.

> Conheça o projeto

Desenvolvido de forma pioneira em três instituições de ensino, a iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a empresa Safra Remix. O projeto já havia despertado a atenção do secretário.  Em julho Nassif visitou a Escola Gonçalves Dias, localizada no 4º Distrito.

> Imagens e vídeo: A visita de Paulo Gabriel Nassif ao município

Para a secretária municipal, Ledeci Coutinho, o projeto também serviu de instrumento para ampliar o diálogo entre os moradores da região e a escola.

– A comunidade inteira se transformou numa comunidade educadora – resumiu.

Três instituições de ensino da rede municipal receberam uma máquina com avançada tecnologia para a produção de jornais. Com isso, um passo significativo para a democratização da informação chegou ao interior do município, transformando filhos de pequenos agricultores e quilombolas em agentes construtores da própria história e da memória de suas comunidades.

Na apresentação dos resultados, em Brasília, o titular da SECADI se mostrou entusiasmado com a iniciativa e projetou ampliar a relação do MEC com o município.

– A diversidade que existe em nossa secretaria é semelhante à diversidade étnica e cultural que existe em Canguçu. Por isso consideramos um compromisso avançar em projetos de parceria com este município – avaliou.

Nesta sexta-feira (21), Ledeci Coutinho cumpre agenda na Fundação Palmares, onde se reunirá com a presidente da entidade, Cida Abreu.