09 JUN 2015
Vacinação contra a gripe é prorrogada até o final de semana
Município ampliou prazo para alcançar a meta de 80% de cobertura nos grupos de gestantes, crianças e idosos

Dados do município indicam que até o início desta semana foram imunizados  76,2 % da população alvo. O percentual chegou perto da meta de 80%, mas ainda assim a Secretaria de Saúde resolveu permanecer com a campanha nos pontos de vacinação conforme orientação do Ministério da Saúde.

Segundo o balanço realizado no final das datas oficiais da campanha, a adesão das gestantes à vacinação contra gripe é a menor até o momento, com 65,8 %, seguido pelos grupos de crianças com 67,6% e dos idosos com 77,7%. Entre os públicos-alvo da campanha, essas categorias são as mais propensas a contrair o vírus da gripe, no entanto foram as que tiveram as porcentagens mais baixas. Acredita-se que esse índice seja um atraso de informação por parte da população.

A Secretaria de Saúde informa que a vacina contra influenza é segura, pois os vírus estão mortos e replicados. É eficaz na prevenção de complicações e casos graves de gripe, mas esclarece também que seu efeito só agirá no organismo após 15 dias da data de imunização, podendo apenas produzir uma resposta imunológica protetora.

A vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Além de imunizar a população contra a gripe A (H1N1), a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus: Influenza H3N2 e B.

A transmissão da influenza se dá por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Pode ocorrer, ainda, por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas da boca, olhos ou do nariz.

Diagnóstico e tratamento

Em caso de contágio, a orientação a população é que se procure pelos serviços de saúde - mesmo quem tenha se vacinado - para realização de teste especifico para detectar o vírus causador da gripe.

O tratamento é feito com uso de medicamento fosfato de Oseltamivir (Tamiflu), disponível nas unidades de saúde. É importante que o tratamento seja administrado nas primeiras 48 horas após aparecerem os sintomas, e tem duração de cinco dias.

Diferença entre gripe e resfriado

A gripe é causada pelo vírus da Influenza e provoca febre alta, dores pelo corpo que, freqüentemente, deixam o indivíduo debilitado. A recuperação completa pode durar até uma semana e pode complicar com pneumonia e em alguns casos até mesmo ao óbito.

Já o  resfriado é causado por diversos outros tipos de vírus, têm sintomas parecidos, porém muito leves, suaves e com menor duração. Não há caso de febre, mas pode vir acompanhado de tosse, dor de garganta, dor no corpo, coriza, etc.

Medidas de Prevenção contra a gripe

- Lavar as mãos com frequência ou usar álcool gel.

- Ao espirrar, não contamine suas mãos. Utilize lenço descartável para cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.

- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

- Evite tocar seus olhos, nariz ou boca, sem antes lavar as mãos.

- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

- Evite contato próximo com pessoas doentes, como abraços e beijos.

- Evite, dentro do possível, ambientes com aglomeração. Em casa, no colégio ou ônibus: abra as janelas e deixe o ar circular.