23/04/2015
Vacina BCG volta a ser administrada no município depois de um período de suspensão
A Secretaria de Saúde avisa a comunidade, que o município já esta disponibilizando a vacina Bacillus Calmette Guérin (BCG), contra a tuberculose

Geralmente a vacina é administrada nos recém nascidos ainda dentro do hospital. Mas devido a problemas de produção, houve atraso na entrega das doses que passaram um período em suspensão.

As crianças nascidas entre o fim de março e inicio de abril deste ano, que ainda não foram vacinadas devem ser conduzidas aos postos de vacinação para a imunização. Os responsáveis pelas mesmas poderão entrar em contato com o Posto Central para agendar a administração da dose. Os horário de atendimento é das 8h às 17h, e o telefone para contato é 3252-1076.

Doenças que a BCG previne

Essa vacina previne a tuberculose, uma doença infectocontagiosa que atinge os pulmões, mas pode também causar infecções nos ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro).

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto aglomerações são o principal fator de transmissão. O doente expele, pequenas gotas de saliva ao falar, espirrar ou tossir. Elas contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo. Qualquer fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.

A doença causa tosse seca, emagrecimento, fraqueza e falta de apetite, e pode levar a eliminação de sangue pela tosse em casos mais graves. O tratamento é demorado, levando cerca de seis meses.

Indicações da vacina

O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde recomenda atualmente a vacinação universal das crianças contra tuberculose. É importante que seja dada logo ao recém-nascido. Se isso não for possível, deve ser ministrada após o primeiro mês de vida. Ela pode ser tomada por crianças com sorologia positiva de HIV que não apresentam sintomas, ou filhos de mulheres soropositivas assintomáticas.

Nas áreas de alta prevalência, deve-se também vacinar as crianças com de seis a sete anos de idade, por ocasião da entrada na escola, caso não tenham registro de esquema vacinal completo contra a tuberculose. De modo semelhante, pode ser aplicada simultaneamente com a hepatite B.