17 ABR 2015
Canguçuenses devem colher 30 mil toneladas de tabaco este ano
Em 2013 a produção e extração animal e vegetal foi responsável pela comercialização de R$ 287 milhões. Deste total, R$ 142 milhões foram gerados pelo cultivo do tabaco

Município gaúcho considerado o maior minifúndio da América Latina, Canguçu mantém uma diversidade na sua base produtiva rural: dos 53,6 mil habitantes, aproximadamente 60% vivem no campo e se dedicam à agricultura familiar, produzindo grãos, verduras, tabaco e uma diversidade de outros produtos que abastecem a economia local.

Principal fonte de renda para muitas famílias rurais, Canguçu apresenta 8,7 mil hectares dedicados à atividade fumageira. O cultivo envolve quase 5 mil produtores e tem uma projeção para este ano estimada em 20 mil toneladas do produto. Conforme a Associação dos Fumicultores do Brasil (AFUBRA), o número de produtores e a área de cultivo no município se mantêm estáveis nas duas últimas safras. Na colheita de 2014 o quilo do tabaco foi comercializado, em média, a R$ 7,35.

Para o vice-prefeito Neizinho Bubolz, os números relacionados à fumicultura no município devem ser ainda maiores do que a projeção da AFUBRA. Ele explica que uma parcela de produtores não faz parte do quadro da associação e, portanto, não figura diretamente nas estatísticas oficiais.

Em relação à safra, Bubolz avalia que alguns produtores podem ter perdas devido ao excesso de chuvas na época do plantio e o registro de estiagem no decorrer do período. Ainda assim, ele projeta bons resultados para a colheita deste ano.

– Acredito que os fumicultores do município colherão entre 25 e 30 mil toneladas de tabaco – avalia, otimista.

No cenário internacional o Brasil ocupa a segunda posição em índice de produção, atrás apenas da China. Anualmente os fumicultores brasileiros colhem cerca de 745 mil toneladas, três vezes a menos que o vizinho asiático.