30 JUL 2019
Aprovada lei que estabelece atendimento preferencial a autistas

Foi aprovada pela Câmara de Vereadores, uma lei municipal que estabelece o direito de atendimento preferencial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em departamentos públicos e privados. A lei foi proposta pelo vereador Luciano Bertinetti, passando com unanimidade de votos pela Câmara.

Sendo assim, as placas que indicam os grupos que se enquadram no atendimento preferencial, bem como gestantes, idosos, mulheres com crianças de colo, deficientes e pessoas com mobilidade reduzida, agora incluem um novo símbolo: um laço colorido feito de quebra-cabeças, fazendo referência aos portadores do TEA. No município as placas já podem ser encontradas no Banco do Bradesco, na Prefeitura, no Hospital, em Lotéricas e em alguns comércios.

Lucimara Martins, 42 anos, presidente da Associação de mães, pais e amigos de autistas de Canguçu (AMPAAC), mãe de um menino autista que possui acompanhamento pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), juntamente com uma neuropediatra e uma psicopedagoga em sua escola “É importante a lei para mim, porque assim tenho mais segurança em chegar em alguns lugares e tenho plena certeza de que meu filho será atendido na preferência, porque eles não têm tolerância. Já usei atendimento prioritário depois e até mesmo antes da lei, pois eu já tinha a carteirinha de prioridade. Mas depois da lei ficar em papel fica mais fácil, pois nem todas as crianças dentro do espectro autista apresentam características visíveis. Depois de muitas humilhações, hoje nos sentimos amparadas pela lei. ”

O que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Manifestando características como dificuldade para interação social, dificuldade com a linguagem e comportamento repetitivo, o Transtorno do Espectro Autista afeta o sistema nervosos e suas causas ainda não foram determinadas. Porém, o diagnóstico e tratamento precoce podem reduzir significativamente os sintomas.