09 JUN 2020
Retomada de atividades do PRODEL em 2020 busca alternativas para o desenvolvimento do município durante a pandemia

Respeitando as medidas de prevenção ao coronavírus, recomendações do sistema de saúde e de autoridades públicas, as atividades do Programa de Desenvolvimento Econômico e Local de Canguçu (PRODEL), previstas para o ano de 2020, retornaram no mês de maio de forma online.

As videoconferências estão sendo realizadas entre os membros de cada câmara técnica e objetivam definir ações a médio, curto e longo prazo, para o desenvolvimento econômico e local do município de Canguçu, durante a pandemia de Covid-19.

As reuniões se desenvolvem a partir de cinco câmaras técnicas e um conselho. Dentre as câmaras técnicas, são elas: agricultura, turismo, comunicação, educação e desburocratização.

Pensando de forma conjunta, o PRODEL vem definindo projetos e medidas para serem implementadas no município, bem como:

- Educação: As metas atuais desta câmara técnica durante a pandemia, consistem em desenvolver metodologias a respeito do Projeto Escola do Campo, Empreendedorismo na Escola e implementar ações que contribuam com educação durante a pandemia.

- Desburocratização: Esta câmara técnica busca o desenvolvimento de um plano diretor, ampliar conhecimentos a respeito dos impactos econômicos relacionados ao crescimento vegetativo da folha e ao sistema previdenciário e investir no estudo técnico de saneamento.

- Turismo: Neste momento, os objetivos deste grupo de trabalho, consistem na confecção de material de divulgação do turismo, estudo de sinalizações turísticas, criação de um roteiro de cicloturismo, ampliação e consolidação da Rota de Turismo Rural, construção de um Roteiro de Cavalgada e ações para o turismo durante a pandemia.

- Agricultura: As ações previstas para esta câmara consistem no incentivo a agroindústrias de processamento de alimentos e estudar e investir em medidas que minimizem os efeitos da estiagem.

- Comunicação: Os objetivos desta câmara consistem em dar continuidade ao plano de comunicação e ao mapa estratégico de desenvolvimento.

- Conselho: Responsável pelo estabelecimento de organização e planejamento, este grupo de trabalho delineou a retomada das ações desenvolvidas nas câmaras técnicas, validou o modelo de reuniões em videoconferência e efetivou a atualização do Regimento Interno.

Apesar dos impasses decorrentes da pandemia de coronavírus, o PRODEL busca dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido e procura implementar alternativas para que o município consiga se reinventar neste momento de crise.