19 MAR 2021
Entenda como é o processo de uma compostagem

A compostagem é a transformação dos restos de comida da sua cozinha, como casca de ovo, papéis de café, e demais resíduos orgânicos, permitindo transformar o lixo em húmus. Tendo em vista isso, o setor de Educação Ambiental da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo dá dicas de como construir uma composteira na sua casa. Acompanhe o passo a passo:

1. O primeiro passo é conseguir três caixas de plástico. Os tamanhos podem ser os seguintes: 30 x 40 x 15 cm de altura para famílias com até duas pessoas e 45 x 60 x 30 cm de altura para famílias com até cinco pessoas.

2. Realize buraquinhos de aproximadamente meio centímetro de diâmetro em duas das caixas.

3. Em uma das caixas furadas, coloque um pouco de terra e minhocas (cerca de meio litro). Depois acrescente o material orgânico úmido (os restos de alimentos) e o material seco (serragem, por exemplo). A proporção deve ser sempre 2:1. Detalhe: quanto mais picadinho, mais rápido o húmus ficará pronto. Esta caixa é chamada de digestora.

4. Em seguida, empilhe as três caixas, uma acima da outra. A de baixo é a que não tem furos e deverá ficar vazia. Ela servirá para o escoamento e armazenamento de chorume, líquido formado durante o processo de decomposição do material orgânico (é rico em nutrientes, por isso, não descarte-o, use-o para adubar plantas). A caixa do meio é a que contém a terra (a digestora). E a de cima deverá ficar vazia e só será utilizada quando a segunda estiver cheia. As minhocas utilizam os buraquinhos para migrar de uma caixa para a outra.

5. Quando a caixa do meio estiver completamente cheia, passe-a para cima e coloque a que estava em cima no meio. As minhocas ficarão no andar superior, andando de um lado para o outro, produzindo o húmus, enquanto você torna a despejar o lixo orgânico na caixa vazia.

6. O composto necessita ser misturado quando nos restos de comida são adicionados. A oxigenação auxilia a ação dos micro-organismos e é importante para evitar o mau cheiro. Além disso, o composto também precisa estar sempre úmido. Um teste simples é pegá-lo com a mão e apertá-lo, isso será suficiente para saber se a umidade está boa. Se estiver muito seco, você deverá adicionar um pouco de água.

7. Geralmente, depois de 50 dias, o adubo estará pronto. Ele deve apresentar um aspecto o qual não é possível distinguir os tipos de material. O volume deve ter reduzido de 50% a 75%, sua coloração deve ser escura e ao pegá-lo com as mãos tem que estar um pouco escorregadio.

Dica: se quiser usar uma peneira para homogeneizá-lo, ficará com uma aparência muito boa.

Importante: Jamais coloque carne de qualquer espécie, ossos ou estercos de cães e gastos na composteira, eles não são os alimentos preferidos das minhocas, têm decomposição lenta e podem atrair insetos e causar mau cheiro. Também evite usar frutas cítricas em excesso, o sumo ácido atrapalha o processo de decomposição, deixe secar cascas de limão, laranja e abacaxi antes de irem para o minhocário.

Assim que o adubo estiver pronto, você já poderá misturá-lo com a terra e realizar o plantio.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024