22 JUL 2021
AGRICULTURA, PECUÁRIA E COOPERATIVISMO
CCIR 2021 já está disponível para emissão e pagamento
A Prefeitura Municipal informa que o Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR 2021) já está disponível para emissão e pagamento. Os proprietários, titulares do domínio útil ou possuidores de qualquer título de imóvel rural podem acessar o documento pelo endereço https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao ou pelo aplicativo SNCR-Mobile.
Para emissão via internet, é necessário informar o Código do Imóvel Rural, o CPF ou CNPJ do declarante, o estado e o município de localização do imóvel. Já para validação, é necessário o pagamento da taxa cadastral de serviço na rede de atendimento do Banco do Brasil, devendo guardar o comprovante para fins de validade do CCIR.
Caso seja necessária uma atualização no cadastro, o acesso é pelo link https://sncr.serpro.gov.br/dcr mas, estes serviços também estão disponíveis nas Unidades Municipais de Cadastramento do Incra. Em Canguçu, a Unidade fica localizada ao lado da Igreja Matriz e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo.

O que é o CCIR
O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) é um documento fornecido pelo Incra e constitui prova do cadastro do imóvel rural. É indispensável para desmembramento, arrendamento, hipoteca, venda ou partilha de imóvel rural. Além disso, é essencial para a concessão de crédito agrícola.