02 MAI 2022
Atenção - Caso suspeito de Dengue em Canguçu
Foi identificado um caso suspeito de dengue em Canguçu, o paciente apresentou alguns sintomas da doença e após a suspeita foi feita a coleta de uma amostra de sangue desse paciente e encaminhada para análise junto ao Laboratório Central em Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul - LACEN/RS.
As equipes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, já trabalham há mais de um ano visitando residências em todas as localidades do município, vistoriando, orientando e auxiliando na prevenção e combate ao mosquito da dengue. Recentemente um foco do mosquito foi localizado no centro da cidade.
A Dengue é uma doença que pode causar diversas complicações, inclusive a morte. Portanto é fundamental que a comunidade tenha consciência e auxilie na prevenção e no combate ao mosquito transmissor da doença:
- Não deixar água parada;
- Tampar tonéis e caixas d’água;
– Manter as calhas sempre limpas;
– Limpar ralos e colocar telas;
– Deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo;
– Preencher os pratos de vasos de plantas com areia;
– Manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.
E também é importante estar atento atento aos sintomas da doença:
- Febre alta;
- Enjoos ou vômitos;
- Dor de cabeça constante;
- Dor no fundo dos olhos;
- Manchas vermelhas na pele;
- Cansaço excessivo;
- Dor nas articulações e ossos;
- Sangramento pelo nariz, olhos gengivas(sintoma raro)
Em caso de aparecimento dos sintomas, é preciso procurar imediatamente o atendimento médico.
Assim que o resultado da análise do caso suspeito tiver sido enviado pelo LACEN/RS, o mesmo será divulgado através das redes sociais da prefeitura.
Fonte: Secretaria de Saúde
Autor: Jéssica Timm