12 JAN 2023
AGRICULTURA, PECUÁRIA E COOPERATIVISMO
GABINETE DO PREFEITO
Prefeitura decreta situação de emergência por conta da estiagem
Na tarde desta quarta-feira (11), o Prefeito Vinicius Pegoraro assinou o decreto de n° 9302/2023, que estabelece oficialmente situação de emergência no município devido a estiagem. O documento já foi publicado no site e passa a vigorar a partir de hoje, 11 de janeiro.
Com o documento em vigor, Canguçu poderá ter acesso a formas mais efetivas e ágeis para aquisição de bens para o enfrentamento da crise hídrica. Além disso, o documento permite que os produtores afetados possam obter adesão a seguros agrícolas e negociações de dívidas.
Ressalta- se que a situação de emergência em Canguçu foi determinada pela análise de prejuízos humanos, ambientais intrínsecos e econômicos. Ao todo, conforme apontado pelo relatório da EMATER, o município já contabiliza um prejuízo de cerca de 61 milhões de reais somente na produção agrícola.
No momento, conforme informado pelo prefeito Vinicius Pegoraro, o município aguarda a homologação do decreto por parte do Estado e da União. Em caso de novas informações sobre a estiagem, o Departamento de Comunicação estará informando à comunidade por meio dos canais da Prefeitura.
Autor: Josimara Megiato