20 ABR 2023
Formação sobre segurança nas escolas contou com a presença de mais de 500 pessoas
No dia de hoje (20), a Secretaria Municipal de Educação junto ao Gabinete de Gestão Integrada em Segurança (GGI) promoveu formação sobre segurança nas escolas para diretores, professores e funcionários da rede de educação de Canguçu. O evento ocorreu na sede do Esporte Clube Cruzeiro, nos períodos da manhã e tarde, com a presença de mais de 500 pessoas.
Inicialmente, o Capitão Madruga destacou a necessidade de checar as informações antes de repassar. “O medo e o temor de coisas que não estão bem esclarecidas, tem feito as pessoas tomarem atitudes imprudentes. Por isso, reforço que é de extrema importância que se averigue a veracidade das informações e notícias recebidas no dia a dia”, comentou.
O delegado da Polícia Civil, Geovani Klipel, por sua vez, afirmou que a segurança pública está voltada para às escolas e que as equipes estão em constante monitoramento nas instituições. Ademais, destacou a importância do papel dos pais no cuidado com a tecnologia e da necessidade de monitoramento e fiscalização com o que é consumido pela criança na internet, o qual pode ser realizado através de aplicativos e sites.
O Secretário Executivo do GGI, José Luíz Cunha, por sua vez, apresentou o plano de contingência construído para prevenir ações de violência nas escolas de Canguçu. Além disso, mostrou aos presentes o mapeamento de câmeras de segurança em propriedades na cidade e no interior, realizado com o Projeto Câmeras Cidadãs.
Por fim, foi promovida uma palestra com a pedagoga Cristiane Beling, a qual abordou a saúde mental no período de pós pandemia e adentrando também no tema de violência nas escolas.
Participaram do evento, o juiz de direito da comarca de Canguçu Dr. José Santos Fernandes, o diretor do presídio de Canguçu Sr. Fernando Zacotegui, o representante da OAB Gustavo Goulart, além dos secretários municipais Eliezer Timm e Fernanda Fonseca e o vice-prefeito Cledemir Gonçalves.
Autor: Chaiane Romer Volz