Ir para conteúdo do site
Canais Oficiais

Ir para conteúdo

Prefeitura Municipal de Canguçu - RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Flickr
Canal do Youtube
Turismo
Principal   Turismo
 


Monumento ao Imigrante

› Local: Praça Hilmar Nornberg Pinz

O Monumento ao Imigrante – ou ‘Monumento ao Colono’, como é popularmente conhecido foi inaugurado em 22 de julho de 1979 em homenagem ao colono imigrante alemão e pomerano que, com seu trabalho na agricultura, contribuem para o desenvolvimento de Canguçu que é considerado a Capital da Agricultura Familiar com cerca de 14 mil pequenas propriedades rurais.

Num período em que a mecanização das lavouras alcançou também as pequenas propriedades, observar a imagem de uma mulher semeando manualmente a terra enquanto um homem conduz o arado puxado por bois é como um recorte no tempo. A cena rural, típica do interior de Canguçu com o maior número de pequenas propriedades na América Latina, está eternizada no Monumento ao Imigrante – ou ‘Monumento ao Colono’, como é popularmente conhecido.

Construído em alvenaria, com detalhes em azulejo e lantejoulas de cerâmica, a homenagem aos primeiros imigrantes chama logo a atenção de quem chega à cidade. A estrutura foi erguida na avenida 21 de Abril, próximo ao trevo de acesso a Canguçu. O local está cercado pela praça Hilmar Nornberg Pinz.

Projetado e executado por Hildo Paulo Müller, a obra foi inspirada num monumento semelhante, instalado em Santa Cruz do Sul. A iniciativa canguçuense, porém, trouxe algumas inovações significativas. Uma delas foi à inclusão da mulher trabalhadora rural semeando a terra, numa referência à tradição pomerana, onde o trabalho na lavoura é uma atividade partilhada pelo casal.

O monumento

Apresenta a figura de um lavrador com arado puxado por uma junta de bois, simbolizando a agricultura familiar de forma rudimentar e manual, como no início da colonização. Outra figura masculina – com um cesto – tem dupla representação: o cesto serve tanto para o transporte de sementes como para recolher os produtos da lavoura. Uma figura feminina, um pouco curvada, representa o plantio manual e a participação da mulher na economia de base familiar. Ao fundo, as planícies e morros exemplificam o relevo do município.

 
 
 
 
localização
Endereço
Praça Dr. Francisco Carlos dos Santos, 420 - Centro
CEP: 96600-000
contato
Fale conosco
(53) 3252-9500
gabinete@cangucu.rs.gov.br
atendimento
Horários
Atendimento de Segunda-feira à Sexta-feira das 08h30m às 11h30m e das 13h às 16h
redes sociais
Canais oficiais
Siga a Prefeitura nas Redes Sociais e compartilhe!
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Logotipo Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia