Pedra das Mentiras

Pela estrada que vai a Piratini, distante uns 10 km da nossa cidade, encontra-se um conjunto de pedras que tem, preso a si, uma tradição que lhe impôs o nome "Pedra das Mentiras" que perdura ainda hoje. Duas lendas correm sobre o seu nome.

Diz a primeira lenda: Quando Canguçu era apenas uma Capela, as festas maiores faziam-se em Piratini. Partiam para lá numerosas comitivas, que faziam paradas pelo caminho. Uma dessas paradas era junto aquele grupo de pedras que ofereciam comodidade.

Enquanto tomavam chimarrão e o churrasco assava, palestravam. E dessas conversas surgiam casos exagerados, intrigas, gaiatices, burlas, que pouco eram levadas a sério.

Com o passar do tempo, por não serem verdadeiros muitos dos casos contados ali, o local passou a ser chamado de Pedra das Mentiras.

Diz a segunda lenda: Dois estancieiros, à sombra da pedra maior, firmaram um negócio de grande responsabilidade. Um emprestou dinheiro ao outro, que deixou empenhada a palavra de que devolveria o dinheiro num certo prazo. Passado algum tempo, o estancieiro procura por seu amigo que, descaradamente, se desdisse, alegando não lembrar quando, nem onde, lhe prometera alguma coisa. Foi então que o lesado disse que ela mentira, junto aquela pedra que era testemunha.

O estancieiro esperto havia procurado este local, justamente porque ali se dizia, conforme o próprio nome "Pedra das Mentiras", não era digno de crédito.

Versão do Sistema: 3.1.9 - 17/01/2022