Ciranda Estudantil Nativista - CIENA

A Ciranda Estudantil Nativista, ou CIENA como é popularmente conhecida, acontece anualmente no mês de outubro em Canguçu. Movimentando cerca de 4 mil alunos de praticamente toda rede de ensino e recebendo um público de mais de 10 mil pessoas. Sendo o maior evento estudantil tradicionalista do estado.

São alunos e professores que dedicam-se durante todo o ano para apresentar nas modalidades de: canto, danças, artesanato, culinária, instrumentos musicais, declamação e causos.

Criada em 1987, a Ciena surgiu devido à preocupação com a falta de entusiasmo dos adolescentes em cultuar as tradições gaúchas. Poder público e tradicionalistas se uniram com a ideia de criar um evento que estimulasse o culto à cultura gaúcha e envolvesse toda a comunidade escolar.

Pensou-se em ter como símbolo a Ciranda brincadeira de roda infantil e que representava o círculo, envolvendo as crianças e jovens estudantes do município. Já se contam 33 anos de evento, no qual cresceu e ganhou credibilidade da comunidade além de ter descoberto tantos talentos de Canguçu. A partir da Ciena houve um crescimento muito significativo do culto às tradições com criações de inúmeros CTGCentro de Tradições GaúchasCTGs, piquetes, em especial na zona rural.