Festival da Cultura Alemã e Pomerana - FESTCAP

› Local: Cançuçu

Canguçu reúne um grande número de imigrantes de origem Alemã e Pomerana. O FESTCAP: O Festival Estudantil da Cultura Alemã e Pomerana acontece anualmente e tem por objetivo o resgate e preservação dos costumes dos primeiros imigrantes desta terra, uma forma de promover a integração de costumes e da cultura regional entre os alunos da rede pública municipal, estadual e privada do município. O festival está com sua 15º edição e conta com a participação em torno de 1.400 alunos em diferentes modalidades e público em torno de 9 mil espectadores, considerando assim um dos nossos patrimônios imateriais.

O festival surgiu entre conversas do executivo com a diretora da Escola Carlos Moreira de meados dos anos 2000. A diretora relatou o baixo índice de anos de sua escola que demonstravam interesse na participação da Ciranda Estudantil Nativista, CIENA, os alunos de colonização alemã e pomerana não conheciam muito bem a cultura gaúcha e não se identificavam devido ao forte sotaque que possuem devido a língua pomerana.

Surge a ideia de criar um evento aos mesmos moldes da CIENA, de valorização da cultura alemã, surgindo em 2003 o FESTCAL, Festival da Cultura Alemã, que hoje se chama FESTCAP, o pomerano foi adicionado através de pesquisas que certificaram que nossos imigrantes eram oriundos da região da Pomerânia.

Desde então o festival teve um crescimento significativo na participação e na aceitação local por trazer a cultura pomerana tão viva no meio rural para a zona urbana durante o festival.

Versão do Sistema: 2.10.2 - 03/02/2021
© Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Logotipo Instar
Versão do Sistema: 2.10.2 - 03/02/2021