15 OUT 2015
Projeto canguçuense vence prêmio nacional e representará o Brasil na etapa de Dubai
Classificado entre as 20 melhores iniciativas do país, trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Canguçu foi um dos grandes vencedores do Prêmio Caixa – Melhores Práticas

Equipes de filmagem desembarcarão em breve na Capital Nacional da Agricultura Familiar. O motivo é especial. Percorrer o interior do município para recontar, em vídeo, o sucesso de uma das iniciativas vencedoras do Prêmio Caixa – Melhores Práticas.

O projeto Terra de Todos: O poder compartilhado através da participação popular no meio rural foi um dos 250 projetos inscritos em todo o Brasil para a premiação oferecida a cada dois anos pela Caixa Econômica Federal.

Classificado entre as 100 melhores práticas – e, posteriormente, entre as 35 – Terra de Todos relata a experiência pioneira dos Conselhos Distritais, organizações de gestão popular implantadas no meio rural pela Prefeitura de Canguçu. O trabalho, iniciado em 2013, obteve nesta quarta-feira (14) um de seus maiores reconhecimentos: a Caixa elegeu a iniciativa como uma das 20 melhores do país.

O anúncio das vencedoras ocorreu em Pelotas e contou com a presença das equipes da Caixa e da Prefeitura de Canguçu envolvidas no projeto, além da imprensa regional. Coube ao superintendente Chagler Zandavalli transmitir a notícia esperada.

– O projeto Terra de Todos é um dos vencedores do prêmio e irá para Dubai (Emirados Árabes). Entre as 20 melhores práticas nacionais, esta é a única  do RS. Isso é um destaque importantíssimo para a nossa região e que nos enche de orgulho – comemorou.

> Entenda como funciona o projeto

Ao agradecer o reconhecimento dos profissionais que colaboraram com a iniciativa, o prefeito Gerson Nunes lembrou que a implantação dos Conselhos Distritais foi uma proposta de campanha, colocada em prática tão logo assumiu o governo. Ele partilhou o mérito da vitória com as comunidades envolvidas diretamente no trabalho.

– Dedico essa conquista aos nossos conselheiros distritais, agricultores familiares que construíram a constroem esse trabalho vitorioso – elogiou.

> Confira no vídeo abaixo detalhes sobre a escolha dos projetos vencedores

Nos próximos dias a sede nacional da Caixa enviará a Canguçu uma equipe de filmagem para produzir um vídeo sobre o Terra de Todos. A prática integrará um catálogo que será distribuído em todo o país para servir de modelo a outros municípios e regiões. O material em foto e vídeo – juntamente com o projeto traduzido para o inglês – serão inscritos para concorrer a uma premiação internacional em Dubai, nos Emirados Árabes

A entrega dos troféus da etapa nacional ocorrerá na primeira quinzena de dezembro, em Brasília, onde estarão presentes diretores nacionais da Caixa e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU).

> Os 20 projetos vencedores (por ordem alfabética)

Águas do céu: famílias assentadas protegendo nascentes e florestas. Cidade: Recife (PE)

Ajuri ambiental no DIST Viver Melhor Minha Casa Minha Vida em Manaus. Cidade: Manaus (AM)

Arena para experimentação de esportes paralímpicos em shoppings. Cidade: Salvador (BA)