19 MAI 2021
TURISMO
Caminhos da Colônia: Roteiros de cicloturismo estão sendo viabilizados no município

Canguçu está recebendo mais um atrativo turístico, o roteiro de cicloturismo Caminhos da Colônia. Conforme projeto, são seis percursos autoguiados que passam por várias localidades do interior do município, que variam de 40km à 60km. O novo atrativo está sendo implantado e testado, tendo seu lançamento previsto para o próximo mês.

O projeto é mais uma forma de fomento a economia local, já que o ciclista precisa de uma serie de equipamentos turísticos, tais como: hospedagem, alimentação e outros. No momento estão sendo instaladas placas em diversas localidades, sendo importante que a comunidade faça parte dessa construção pensando no coletivo, tendo em vista que novos empreendimentos no meio rural podem surgir através destes roteiros.

O grande diferencial da rota é a abrangência de várias culturas em um único município. O ciclista poderá observar pelo seu trajeto a agricultura familiar, práticas de agroecologia, olivais, produção pecuária, igrejas, comunidades quilombolas, construções típicas pomeranas, arroios e moinhos.

O projeto envolve uma serie de entidades que vem trabalhando de forma responsável para viabilizar o roteiro e gerar renda. Através do Prodel consultores de renome no ramo de cicloturismo estiveram em Canguçu para a criação do Roteiro, as placas foram produzidas pela ACICAN e Prefeitura e colocadas pela Emater.

A comunidade deve ser parceira desta iniciativa, comunicando qualquer depredação das placas a Prefeitura Municipal pelo telefone 3252-4199 ou pelos canais de ouvidoria.