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MAR
08
08 MAR 2023
EDUCAÇÃO
Canguçu é selecionado para programa de formação sobre educação inclusiva
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O município de Canguçu está entre os 10 municípios selecionados para participar do programa de formação gratuita sobre educação inclusiva, nomeado “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”. O programa, cujo edital foi lançado em outubro de 2022, é gratuito e tem o objetivo de influenciar as políticas de formação em educação inclusiva, visando a melhoria de sua qualidade. 
Neste ano, foram escolhidos municípios das cinco macrorregiões do Brasil: Maués (AM) e Óbidos (PA), do Norte, Campo Formoso (BA), Gado Bravo (PB) e Irauçuba (CE), do Nordeste, Lucas do Rio Verde (MT), do Centro-Oeste, Cajati (SP) e Pato de Minas (MG), do Sudeste, e, por fim, Alvorada (RS) e Canguçu (RS), do Sul do país. A iniciativa é do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Movimento Bem Maior.
Dividido em etapas, o projeto terá encontros online e presenciais entre 2023 e 2025. As aulas incluem conhecimento teórico e prático sobre educação inclusiva, sendo abordados temas como direitos humanos, legislação, acessibilidades, desenho universal para aprendizagem, trabalho colaborativo, tecnologias digitais, entre outros. 
Os municípios selecionados vão participar ainda de um curso de formação para educadores, gestores escolares e técnicos de secretarias de educação. Os dois primeiros encontros serão nos dias 07 e 08 de março, em São Paulo (SP), com dois profissionais de cada secretaria municipal de educação, com todas as despesas custeadas pelo IRM. O ciclo formativo segue até junho de 2023. 
Em 2024, o IRM vai promover um curso de formação para técnicos das secretarias municipais de educação para elaboração de políticas de formação em educação inclusiva. Já em 2025, a programação prevê o monitoramento da implementação das políticas elaboradas em 2024 e a realização de uma pesquisa sobre os impactos gerados pelos cursos. 
Canguçu é selecionado para programa de formação gratuita sobre educação inclusiva Uma pesquisa de impacto será desenvolvida ao longo do projeto a fim de mensurar o cenário antes e depois do projeto ser realizado nos municípios participantes. O foco da pesquisa é avaliar a pertinência da metodologia utilizada e dos resultados gerados, considerando os objetivos do projeto como um todo. Também serão mensurados os impactos qualitativos (resultados finalísticos) do projeto no território dos municípios participantes. Por fim, será desenvolvido um modelo a partir de boas métricas, para servir de base para escalar o projeto. 

Processo seletivo:
Para participar da seleção para o Alavancas, as secretarias municipais de educação tiveram que inscrever dez escolas que atendem estudantes público-alvo da educação especial: pessoas com deficiência, com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), incluindo aqui Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou com altas habilidades e/ ou superdotação. Por sua vez, cada unidade escolar deverá participar do projeto com ao menos três profissionais: um professor da sala de aula comum, um professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e um gestor escolar (coordenador pedagógico ou diretor). 

Sobre o Instituto Rodrigo Mendes:
 O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) é uma organização sem fins lucrativos com 28 anos de existência, que tem como missão colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum. Seus projetos estão organizados a partir de uma arquitetura baseada em três pilares: produção de conhecimento, formação de educadores e advocacy.
Autor: Jéssica Timm
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