04 ABR 2023
SMEEC promove formação para professores das escolas do campo de Canguçu
Foto: Chaiane Romer
Na manhã de ontem (03), a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SMEEC) organizou mais um encontro de formação para os professores das Escolas do Campo de Canguçu (EDUCCAN). O evento foi realizado no Cine Teatro Municipal, com a presença de mais de 100 educadores do município.
A abertura contou com uma apresentação dos alunos da escola Presidente Getúlio Vargas. Após, o vice-prefeito, Cledemir Gonçalves, discursou e ressaltou o trabalho realizado na educação de Canguçu. “As nossas escolas do campo deram certo porque tínhamos propostas para fazer a diferença. Isso é algo que não pode se perder e eu sou uma pessoa que acredita muito nesse trabalho”, disse.
Na continuidade, foram oportunizadas duas palestras. A primeira, com o jornalista e fundador do jornal Terra e Campo, Everton Neves. Em seu momento de fala, Neves falou sobre a importância do conhecimento no cenário agrícola, com princípio desde a educação, e deu um depoimento sobre a sua jornada como canguçuense, agricultor e pecuarista familiar.
Já o palestrante Adriano Emmel encerrou a manhã de formação falando sobre educação do campo e o protagonismo dos estudantes na valorização do meio rural. Adriano é educador do Instituto Crescer Legal, parceiro da Prefeitura em atividades com adolescentes do meio rural, visando trabalhar a agricultura familiar. Assim, comentou sobre a necessidade de programas que incentivem a permanência de jovens no campo e a valorização do interior.
Atualmente, Canguçu conta com 10 escolas do campo. O projeto, realizado desde 2018, consiste na implantação de escolas de turno integral, onde é realizado um trabalho além da grade curricular voltado à valorização do campo e a sucessão rural.
A cada mês, são realizadas formações específicas para os professores da modalidade, com temas definidos a serem abordados com os estudantes.
Autor: Chaiane Romer