03 DEZ 2015
Conselhos Distritais: Projeto ‘Terra de Todos’ é homenageado em Brasília
Iniciativa da Prefeitura de Canguçu representará o Brasil no Prêmio Internacional de Dubai Melhores Práticas

A noite desta terça-feira (1º) foi de muita festa no Teatro da CAIXA Cultural Brasília. Vinte projetos que provocaram impacto na qualidade de vida nas comunidades em que atuam levaram uma estatueta na cerimônia da nona edição do Prêmio CAIXA Melhores Práticas. O objetivo é divulgar experiências bem-sucedidas e estimular que sejam replicadas país afora.

Leia também:

- Pequenos agricultores ajudam a decidir o futuro de seu município

- Projeto canguçuense representará o Brasil na etapa internacional de Dubai

- Conselheiros Distritais recebem homenagem por conquista inédita

- Produtora Fabrika Filmes vem a Canguçu acompanhar Conselhos Distritais

O Melhores Práticas teve 330 iniciativas inscritas, que passaram por diversas fases de avaliação, incluindo um júri externo. As 20 iniciativas selecionadas serão inscritas em premiações internacionais. Todas apresentaram resultados concretos e foram desenvolvidas por governos locais, entidades públicas, organizações da sociedade civil ou agentes privados. Cinco delas (25% do total) recebem recursos não reembolsáveis do Fundo Socioambiental CAIXA (FSA).

Para a presidenta da CAIXA, Miriam Belchior, ao reconhecer as melhores práticas, a CAIXA cumpre a missão de parceira do estado brasileiro, promovendo o desenvolvimento sustentável.

– É um momento de muito orgulho. Junto ao prazer de ser premiado, vem a responsabilidade de registrar a experiência e ajudar outros interessados em reaplicar os projetos e conseguir resultados semelhantes. Esse trabalho significa fazer a diferença no Brasil. Esse trabalho de vocês faz um país melhor – disse a presidenta na cerimônia de premiação.

Em 158 anos de história política, este foi o primeiro prêmio nacional de gestão conquistado pela prefeitura municipal. Conforme o prefeito Gerson Nunes, o mérito deve ser compartilhado com os conselheiros distritais, “que são fundamentais para o andamento da iniciativa”.

– Estamos ampliando a democracia, garantindo às pessoas o direito de decidir o que é melhor para a comunidade delas – disse o gestor, ao afirmar que o modelo de gestão baseado na participação popular é uma marca de governo que será mantida.

Em 2016, as práticas premiadas participarão das etapas de reaplicação – por meio da realização de oficinas de Melhores Práticas –, divulgação e disseminação por meio do compartilhamento de experiências do banco, participação em exposições sobre o tema, publicações externas, eventos de divulgação e exposição fotográfica itinerante.

Segundo o coordenador nacional do Prêmio, Rafael Galeazzi, faz parte da missão da CAIXA atuar como parceira do estado brasileiro na execução de políticas públicas.

– Para a CAIXA é uma honra participar desses projetos. É o trabalho do banco resultando efetivamente na melhoria de qualidade da população – avaliou Galeazzi.

Conheça todos os 20 vencedores:

Ajuri ambiental no DIST Viver Melhor Minha Casa Minha Vida em Manaus. Cidade: Manaus (AM)

Projeto geração de renda e energia renovável no Programa Minha Casa Minha Vida. Cidade: Juazeiro (BA)

O beneficiamento de frutas nativas do semiárido gera emprego, renda e transformação social no Sudoeste da Bahia. Cidade: Manoel Vitorino (BA)

Arena para experimentação de esportes paralímpicos em shoppings. Cidade: Salvador (BA)

Protagonismo juvenil e quilombola. Cidade: Ouro Verde de Minas (MG)

Plantio comunitário de hortaliças na comunidade negra rural quilombola Ribeirão da Mutuca (MT). Cidade: Nossa Senhora do Livramento (MT)

Da violência ao território de paz. Cidade: Abaetetuba (PA)

Caminhos das boas práticas. Cidade: Belém (PA)

Fortalecimento institucional para o desenvolvimento sustentável no Marajó. Cidade: Breves (PA)

Banheiro redondo - uma estratégia para garantir saneamento básico. Cidade: Afogados da Ingazeira (PE)

Disseminando o biodigestor a partir da mobilização social. Cidade: Bom Conselho (PE)