10 JUL 2015
Medida de Economia: Prefeitura de Canguçu adota turno único a partir de segunda-feira
Repartições públicas funcionarão das 8h às 14h. Serviços essenciais não serão alterados pela mudança de horário

Canguçu seguiu a tendência de dezenas de municípios gaúchos e instituiu o turno único como medida de economia. A decisão leva em conta a desaceleração da economia, que ocasionou diminuição na arrecadação de tributos. Tal cenário resultou na redução dos repasses aos municípios, colocando os mesmos em dificuldades financeiras para atender suas obrigações.

Uma avaliação do Núcleo de Contabilidade considerou que, com base no mês de junho, haverá insuficiência orçamentária para custear a folha de pagamento até o final do ano. Na tentativa de manter em dia os salários dos servidores, serão adotadas medidas de economia ainda mais rigorosas, incluindo redução de gasto com pessoal, diminuição do número de horas extras, diárias, deslocamentos e despesas administrativas.

Outra medida anunciada nesta sexta-feira foi a instituição do turno único, que passa a valer a partir da próxima segunda (13) em todos os prédios públicos do município, exceto naqueles que prestam serviços considerados essenciais à população. Até o dia 31 de dezembro, as repartições funcionarão das 8h às 14h. O turno único poderá ser prorrogado conforme a situação econômica do município.

Setores essenciais como educação, saúde, vigilância, limpeza pública, fiscalização, abastecimento, transporte, obras públicas e coleta de lixo manterão seu funcionamento normal.

A decisão tomada pelo Governo Municipal é apenas mais uma medida de economia adotada pela administração, que já havia reduzido pela metade o número de cargos em comissão (CCs), além de extinguir os telefones celulares que até 2012 eram custeados com recursos públicos.

Atendimentos na área da saúde:

Posto de Saúde Central e CEO – 8h às 18h

Pronto Atendimento e SAMU – 24h

Farmácia Municipal – 8h às 18h.

Equipes de Atenção Básica – 8h às 15h30 (de segunda a quinta-feira)