23 FEV 2022
AGRICULTURA, PECUÁRIA E COOPERATIVISMO
FAZENDA
Produtores rurais já podem emitir notas fiscais pelo aplicativo NFF
Na última quinta-feira (17), foi apresentado a Secretaria Municipal de Fazenda o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF). O aplicativo é uma solução móvel que possibilita a emissão de notas fiscais de forma eletrônica para produtores rurais e primários.
O objetivo é promover a transformação digital na área da administração tributária e desburocratizar o processo de emissão de nota fiscal, através de um acesso direto pelo celular, de forma gratuita, simples e ágil.
Atualmente, o aplicativo está disponível para produtores de frutas, legumes e verduras nas operações de saídas internas. Gradativamente, o uso do aplicativo será expandido para os demais setores produtivos, para as operações interestaduais e as operações de entrada.
Como baixar e utilizar o aplicativo:
- Acesse a loja do seu celular e digite “NFF APP”.
- Após o aplicativo ser baixado, você precisará criar uma conta no “Login Cidadão” na plataforma “e-gov”, informando seus dados. Esse procedimento de cadastramento é feito apenas uma vez e é similar ao realizado para acessar a carteira de habilitação digital. Caso já possua a senha do “e-gov” para acessar sua carteira de habilitação, você pode usar a mesma vinculada ao seu CPF.
- Após o cadastramento inicial, você poderá emitir novamente sua NFF de produtor de forma simples e rápida.
- Os documentos digitais podem ser enviados para seus clientes diretamente dos aplicativos de redes sociais instalados em seu celular, não havendo versão impressa (tudo digital), opcionalmente, o produtor pode também baixar e imprimir o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE).
Premissas da NFF
- Poucos campos e simplicidade de uso;
- Informar apenas os dados necessários para descrever a operação ou prestação;
- Aplicativo de emissão colocado à disposição pelo fisco para ser executado em dispositivos móveis;
- Documento auxiliar puramente digital, consultado no Portal Nacional da NFF;
- Mínima interferência com as aplicações autorizadoras das Secretarias da Fazenda;
Saiba mais sobre o Regime Especial NFF
- Legislação nacional;
- Aplicativo com diversas funcionalidades, tais como autenticação, sincronização de bases, associação de usuários, cadastro de emitentes, cadastro de frota, cadastro de produtos, emissão de documentos fiscais eletrônicos, cancelamento de documentos fiscais eletrônicos, comprovante de entrega, consulta de documentos fiscais eletrônicos, emissão em contingência, entre outras;
- Aplicativo recolhe informações e transmite para o Portal Nacional da NFF;
- Portal supre todas as informações complexas;
- Portal Nacional gera arquivo do documento correspondente, assina e consome o Web Service da Unidade Federada autorizadora;
- Emitente assume responsabilidade pelos efeitos de emitir documento com as informações digitadas.
Autor: Jéssica Timm