28 DEZ 2018
BOLSA FAMÍLIA AUXILIA 3.216 FAMÍLIAS EM CANGUÇU
Para que o cadastro se mantenha ativo, é necessário o recadastro de 2 em 2 anos;

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de auxílio de renda que beneficia famílias carentes, inscritas no Cadastro Único. O programa beneficiou em Canguçu, neste mês de dezembro, 3.216 famílias.

Para que o cadastro se mantenha ativo, é necessário o recadastro de 2 em 2 anos, junto à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, manter as vacinas dos filhos em dia, a frequência escolar, e o acompanhamento do peso de mulheres e crianças, duas vezes por ano.

RESULTADOS DESTE ANO

Neste ano, o município de Canguçu alcançou um acompanhamento da frequência escolar, com base no bimestre de julho de 2018, de 99,3%, para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, o que equivale a 2.071 alunos acompanhados em relação ao público no perfil equivalente a 2.085.

Para os jovens entre 16 e 17 anos, o percentual atingido foi de 98,7%, resultando em 513 jovens acompanhados de um total de 520.

Já o acompanhamento da saúde das famílias, na vigência de dezembro de 2017, atingiu 80,7%, percentual equivale a 1.743 famílias de um total de 2.161 que compunham o público no perfil para acompanhamento da área de saúde do município. Em 2018, foi alcançado um percentual de 75%, o que equivale a 1.559 pessoas.

SOBREPESO E OBESIDADE PREOCUPAM

Para a nutricionista Maria Francisca Camargo, os resultados deste ano do acompanhamento do peso das mulheres preocupam: 60% delas estão em sobrepeso ou obesidade, apenas 33% estão com o estado nutricional equilibrado.
A profissional acredita que uma das principais causas é o consumo descontrolado de industrializados e doces. As crianças, por sua vez, estão dentro do quadro nutricional esperado.

ATENÇÃO PARA NÃO TER O BENEFÍCIO CANCELADO

Alguns requisitos básicos devem ser cumpridos para que o auxílio permaneça ativo. Entre eles, estão: Frequência escolar mínima de 85% para crianças e adolescentes de até 15 anos e de 75% para jovens entre 16 e 17 anos; Manter as carteirinhas de vacinação sempre em dia; Acompanhamento médico do crescimento e desenvolvimento de crianças menores de 7 anos; Pré-natal das grávidas e acompanhamento das mulheres de 14 a 44 anos que amamentam;

Gestantes têm direito a um acréscimo de 9 parcelas para auxiliar na chegada do novo bebê. O benefício é perdido quando a situação financeira da família melhora, seja através do recebimento de melhores salários ou a maioridade das crianças da família. Cabe à família ter a responsabilidade e consciência de que o programa deve só ser um suporte inicial para a busca por uma condição melhor.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024