19 MAI 2016
Atividades no CAPS I marcam o Dia da Luta Antimanicomial
A Casa de Saúde Mental de Canguçu realizou uma programação composta por roda de conversa, oficina de arteterapia e projeto fotográfico para os usuários

A Luta Antimanicomial é definida pela busca aos direitos de pessoas com sofrimento mental, com o objetivo de lembrar que todos possuem a garantia à liberdade, viver em sociedade e de receber cuidado e tratamento sem que para isso tenham que abrir mão de seus lugares na comunidade.

Como forma de firmar esse compromisso, a Casa de Saúde Mental de Canguçu realizou no dia 18 de maio, data nacionalmente alusiva à luta dessa causa, uma programação com oficina de Arteterapia, roda de conversa sobre o documentário Imagens do Inconsciente, feito por Leon Hirszman em parceira com Nise da Silveira, um ato simbólico mais projeto fotográfico, com a participação da Equipe Técnica e usuários do serviço de Saúde Mental do CAPS I, além da confraternização.

Movimento da Luta Antimanicomial
O movimento iniciou em 1987, em continuidade a ações de política pública na área da saúde, com o lema 'Por uma sociedade sem manicômios'. A participação paritária de usuários de serviços e seus familiares se tornou característica do movimento. A luta se tornou representativa e legitima, obtendo três cadeiras na Comissão Intersetorial de Saúde Mental, com representes dos usuários, dos familiares e do movimento independente da categoria.