26 MAI 2015
Arte para que?
Usuários dos serviços da Rede de Saúde Mental de Canguçu, CAPS AD Despertar e CAPS I Casa de Saúde Mental realizaram uma pintura mural no interior do prédio que abriga a secretaria de Saúde

Arte e cidadania combinam esforços e diminuem distâncias entre a criação artística e o desejo de transformação social.

A iniciativa de levar arte aos corredores da instituição é alusiva ao dia 18 de maio, lembrado como Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Tudo o que se deseja é que as sociedades, como um todo, percebam a importância de preservar o direito ao tratamento em liberdade de todo e qualquer ser em sofrimento psíquico.

A expressão plástica torna-se, neste contexto, uma importante aliada ao processo de reabilitação psicossocial. Potencializa capacidades latentes e estimula novas percepções acerca de si, da vida e da sociedade.

A realização do mural está sendo coordenada pelos Bacharéis em Arte Roger Coutinho e Márcio Badia, responsáveis, respectivamente, pelas atividades de expressão e arteterapia do CAPS AD e CAPS I.

Esta proposta enfatiza o exercício da coletividade. Cada usuário participante contribui criativamente com o que pode dar de si, em cada momento. Assim, esta obra de arte tem sido elaborada, agregando qualidade plástica/visual a um bem público e fazendo transbordar a autoestima de pessoas, cujas experiências de vida nos emocionam sempre.

VINCULADOS À PÁGINA: