02 JAN 2020
Site da Prefeitura Municipal de Canguçu disponibiliza acesso em LIBRAS

Há algumas semanas a Prefeitura Municipal de Canguçu disponibilizou em seu site oficial a opção de tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS tendo em vista que cerca de 80% dos surdos do mundo não compreendem bem as línguas faladas em seus países. A maior parte deles é alfabetizada em línguas de sinais e depende delas para se comunicar.

Nosso site agora possui o VLIBRAS uma ferramenta resultado da parceria entre o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o VLibras é um conjunto de ferramentas que traduz conteúdos digitais em LIBRAS, tornando as plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.

Tradução do português para LIBRAS em tempo real em um clique. Ao abrir a ferramenta de tradução e clicar em um paragrafo o VLIBRAS faz a tradução do texto selecionado.

Porque traduzir para LIBRAS?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 360 milhões de pessoas possuem deficiência auditiva no mundo, sendo que quase 10 milhões destas, de acordo com o censo IBGE 2010, são brasileiras. No Brasil, a língua utilizada pela comunidade surda é a Libras, reconhecida por lei como língua oficial do país junto com o português.

Nesse cenário, atividades simples como fazer um pedido em um restaurante ou assistir a um filme se tornam grandes desafios para os surdos, que vivem como estrangeiros na própria terra, impossibilitados de usufruírem de serviços básicos pela falta de acessibilidade em Libras.