05 AGO 2020
Manejo adequado de resíduos domésticos durante a pandemia

Nesse período de pandemia do novo Coronavírus, temos que tomar alguns cuidados extras com o lixo, para preservar a saúde dos coletores que mantém nossa cidade limpa.

COLETA DE LIXO COMUM

• Use saco de lixo resistente e descartável;

• Feche o saco com nó quando o saco tiver, no máximo, 2/3 de sua capacidade ocupada;

• Máscaras e as luvas devem ser colocadas em um saco resistente bem fechado antes de ir para o lixo (preferencialmente o lixo do banheiro);

Disponha o lixo para a coleta comum de acordo com dias e horários de coleta no seu bairro.

CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE COVID-19

Separar uma lixeira de uso exclusivo da pessoa infectada ou suspeita no cômodo reservado para ela. O paciente não pode ter contato com o exterior do saco de lixo, apenas descartar seus resíduos dentro dele.

A pessoa não infectada deve retirar o saco do cesto pelo lado de fora e fechá-lo para que o vírus fique dentro do saco de lixo.

E colocar o saco dentro de outro saco de lixo, para que o resíduo fique armazenado em saco duplo. Após, dispor para a coleta domiciliar.

Se o paciente estiver em condomínio, é necessário informar ao síndico ou responsável pelas medidas de segurança e higiene do coletor ou funcionário do condomínio destinado à função.

Existe coleta de lixo especial para residências com paciente em isolamento, casos suspeitos ou confirmados de infecção por covid-19.

O lixo domiciliar é recolhido pela coleta comum. Por isso é importante fazer o descarte correto.