18 DEZ 2020
Prefeito Municipal realiza agenda em Brasília

Ao decorrer desta semana, o Prefeito Municipal Vinicius Pegoraro, viajou a cidade de Brasília, acompanhado do Secretário da Fazenda Richeli Coelho, visando à busca de recursos externos e parceiras que vislumbram avanços em nosso município.

Na última terça-feira (15), em agenda com o Deputado Federal Alceu Moreira, foi solicitada a liberação de um recurso para a aquisição de kits com tendas para Feira da Agricultura Familiar e uma retroescavadeira. A documentação já foi encaminhada, proposta foi aprovada e aguarda a concessão do Ministério da Agricultura para que o município possa receber os equipamentos. O recurso é oriundo de emendas do ministério e totaliza o valor de mais de R$ 500 mil.

No mesmo dia, em uma visita ao Ministério da Saúde, organizada pelo gabinete do Deputado Federal Alceu Moreira, foi assegurado até o fim deste ano, o reestabelecimento do repasse de recursos para unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Caridade de Canguçu (HCC).

A conquista deste recurso é muito importante para Canguçu, uma vez que, a cada internação em uma UTI, o Sistema Único de Saúde (SUS), transfere recursos que auxiliam na conservação deste espaço. Atualmente, o município não ganha este recurso, necessitando que toda a manutenção da UTI seja amparada pela municipalidade.

Na quarta-feira (16), em reunião no gabinete do Deputado Federal Marcelo Moraes, foi tratada a liberação de recursos para a aquisição de seis tratores e seis lâminas destinados à manutenção das estradas rurais de Canguçu. O projeto já foi encaminhado, licitado e aguarda o depósito do Governo Federal para compra.

Na quinta-feira (17), em um encontro com o Deputado Federal Daniel Trzeciak, foi conversada a concessão de recursos para uma caçamba e uma retroescavadeira. O projeto foi aceito, o processo de compra já está licitado e aguarda depósito do Governo Federal para entrega dos equipamentos, somando um investimento de 550 mil reais.

Em visita a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), foi solicitada a aceleração na liberação de recursos para o projeto de redes de abastecimento de água no interior do município, destinados às comunidades quilombolas Manuel do Rego, Serro das Velhas, Maçambique, Passo do Lourenço, Potreiro Grande e Florida.

O projeto com a planta readequada já havia sido entregue a FUNASA a mais de um ano e aguardava a liberação de novas parcelas de recurso para dar continuidade às obras. Até o momento, o projeto ainda não passou por uma análise dos técnicos da fundação, mas foi garantido por Adriano Lira, assessor do presidente da FUNASA, a análise na documentação de Canguçu.

Além disso, em agenda com o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alexandre Lucas Alves, foi pedida o diagnóstico nas documentações de um projeto de pontes de concreto em Canguçu, que estava estagnado aguardando a liberação de parcelas para continuidade nas obras. Depois de conferida, a proposta foi aprovada e Coordenador Nacional da Defesa Civil garantiu a liberação da segunda parcela de recursos até o final deste ano. Dentre a proposta inicial de 13 pontes de concreto, o município já construiu 7 e as outras 6 aguardavam a liberação deste recurso para execução.

Por fim, em visita no gabinete do Deputada Federal Liziane Bayer e do Deputado Federal Carlos Gomes foram conversadas demandas de Canguçu e solicitado o encaminhamento de emendas parlamentares para o município.