03 NOV 2022
Prefeitura abre inscrições para programa de incentivo à fumicultura
A produção de tabaco de famílias que vivem em Canguçu receberá o apoio da Prefeitura para regularização, capacitação e assistência técnica. A ação será realizada através do Programa Municipal de Incentivo à Fumicultura, que está com inscrições abertas a partir de hoje, dia 03, até o dia 18 de novembro.
Atualmente, Canguçu é o maior produtor de tabaco do Brasil, com 18.845 toneladas de tabaco em uma área de plantio de 8.767 hectares e um número de 5.378 empreendedores no campo. Os números são do último levantamento realizado pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) em relação à safra de 2021/2022.
Entre as atividades previstas no Programa estão capacitações para os produtores, incentivos de melhoria nas propriedades e apoio ao desenvolvimento sustentável. O objetivo é incentivar a agricultura familiar e promover uma produção de tabaco identificada e competitiva no âmbito da cadeia produtiva.
Para participar do programa, o produtor deve dispor de cadastro junto às empresas fumageiras para produção e comercialização de tabaco. Além disso, deve possuir no máximo 4 módulos fiscais de terra em unidade isolada ou contígua e residir na propriedade rural, em local próximo ou em comunidades rurais.
Os cadastros serão recebidos diretamente na sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, localizada na Rua Júlio de Castilhos, nº 941, no horário das 8:30 às 11:30 e das 13:00 às 16:00. A descrição completa do Programa está na lei nº 5.2324/2022, disponível para acesso em: https://cangucu-portais.govcloud.com.br/.../download/5616
Autor: Jéssica Griep Timm