25 JUN 2018
LANÇAMENTO DO BANCO DE REGISTRO DE DOADORES DE SANGUE
O evento contará com uma serie de atividades realizada pela Secretaria Municipal de Saúde

Há alguns dias se encontra disponível no site da Prefeitura o link para se cadastrar como Doador de Sangue, ápos a fase de testes, amanhã (26) ás 8h no Gabinete do Prefeito será feito o ato de lançamento do Programa. Logo após, das 9h às 12h, ao Lado da Casa de Cultura, a equipe da Secretária de Saúde em parceria com o Hemocentro Regional de Pelotas estarão realizando o Cadastro de Doadores de Sangue. A equipe do Centro Odontológico está junto ao evento dando orientações sobre Câncer de Boca e distruibuindo kits, alusivos ao Maio Vermelho, que não pode ser realizado devido a greve dos caminhoneiros.

O BANCO DE REGISTRO DE DOADORES DE SANGUE

O Banco de registro de doadores de sangue Hildegard Timm Iwen é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Canguçu, que através da Secretaria Municipal de Saúde, cria um cadastro de doadores voluntários no município de Canguçu, visando atender a demanda dos pacientes que necessitam de transfusão de sangue, para que o Hemocentro Regional de Pelotas e Hospital de Caridade de Canguçu possam ter nessa ferramenta uma opção para conseguir seu objetivo maior que é salvar vidas.

Com o cadastro pretende-se agilizar o processo de busca de doador, aumentando as chances de localização de um doador compatível para um paciente que necessite de sangue. Todas as informações ficam salvas em sigilo no banco de dados, somente um funcionário possui o acesso.

Para realizar o cadastro não é necessário conhecer seu tipo sanguíneo ou fator RH, somente demostrar interesse em doar, a Secretária de Saúde quando necessário irá procurar esses voluntários para realização de exames para possibilitar a doação.

Quem quiser se cadastrar como doador é só acessar www.cangucu.rs.gov.br

HILDEGARD TIMM IWEN

Hildegard Timm Iwen foi agricultora canguçuense moradora das Três Pontes, que integrou o Conselho Municipal de Saúde durante oito anos chegando a atuar como Presidente. Após conviver diretamente com a saúde municipal sonhava de facilitar o acesso de quem doa a quem necessita de transfusão de sangue. Com este intuito Hildegard começou a colher dados de seus vizinhos e de forma manual criou um banco de registro de doadores de sangue.

Hildegard falesceu aos 73 anos em 2015. Em 2018 a Prefeitura Municipal de Canguçu dá continuidade ao sonho de Dona Hildegard e a homenageia com seu nome no Banco de Registro de Doadores de Sangue Hildegard Timm Iwen.