20 NOV 2014
Servidores da Prefeitura de Canguçu intensificam recuperação de estradas do interior
A chuva registrada no município entre novembro de 2013 e o mesmo período deste ano superou a média histórica dos últimos 30 anos. Canguçu alcançou o índice de 3.720 milímetros em apenas doze meses.

A precipitação registrada neste período foi mais que o triplo do volume acumulado em 2012.

Com tantas enchentes, os quase 9 mil quilômetros de estradas e corredores rurais sofreram estragos que afetaram o tráfego de veículos nas localidades raurais. Apesar da dificuldade de recuperar as vias em tempo recorde, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Rural intensificaram o trabalho nos últimos dias.

O grupo que atende o 2º distrito atuou recentemente nas localidades de Potreiro Grande e Iguatemi. Foram patroladas as estradas principais e corredores. No 3º distrito, as equipes avançaram na localidade de Alto da Tuna, na estrada principal e nos corredores do Naldinho e dos Rosa.

– Fazia quase seis anos que não passava máquina nessa estrada. Agora melhorou bastante – relatou Mara Belasquem, moradora da localidade.

Situação semelhante vivia a moradora Aline Escouto, de Potreiro Grande. Ela relata que há dois anos intalou energia elétrica na residência através do programa Luz Para Todos, do Governo Federal. O patrolamento na estrada, entretanto, era uma reivindicação ainda mais antiga.

– Estamos contentes com esse trabalho. Porque a gente depende da estrada para tudo, né?! – avalia.

O município adotou este ano medidas emergenciais para recuperar as estradas afetadas pelos temporais. Além de adquirir três plainas hidráulicas, Canguçu também recebeu do Governo do Estado um caminhão-caçamba, uma retroescavadeira, uma escavadeira hidráulica, um rolo compactador e um trator de esteira. O maquinário foi cedido em regime de comodato e deverá atender, alternadamente, Encruzilhada do Sul e Canguçu.

Para o próximo ano a Prefeitura Municipal projeta a renovação do parque de máquinas, já que algumas motoniveladoras (patrolas) ainda em atividade foram fabricadas na década de 70 do século passado.