22 SET 2023
Apresentação de projetos do curso de formação do Programa Alavancas
Na tarde de ontem, aconteceu o último encontro do curso de formação do projeto Alavancas, voltado para a educação inclusiva. No Cine Teatro, escolas municipais apresentaram seus projetos e alunos realizaram apresentações artísticas.
O Projeto é ministrado pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM), com o objetivo de influenciar e melhorar a qualidade das políticas de formação em educação inclusiva. Em 2023, foram promovidos encontros presenciais e online, com atividades teóricas e práticas para professores e gestores.
A representante do Instituto Rodrigo Mendes, Kátia Aparecida Cibas, destacou que o bom trabalho nas escolas municipais e ressaltou que o papel do Instituto é oferecer mais possibilidades de trabalho. "O Programa Alavancas segue no município, mas a vontade é de não largar Canguçu nunca mais", disse.
Até o momento, 10 escolas concluíram a formação e apresentaram seus projetos: Cristo Rei, Dom Pedro II, Francisco Meireles, Geraldo Antônio Telesca, Irmã Maria Firmina Simon, Presidente Getúlio Vargas, Santa Maria, São João Batista de La Salle, Victor Marques Porto, Vinte de Setembro. O Projeto continua por mais 2 anos em Canguçu, buscando construir e implementar políticas de educação inclusiva construídas.
Em 2024, o IRM vai promover um curso de formação para técnicos das secretarias municipais de educação para elaboração de políticas de formação em educação inclusiva. Já em 2025, a programação prevê o monitoramento da implementação das políticas elaboradas em 2024 e a realização de uma pesquisa sobre os impactos gerados pelos cursos.

Sobre o Instituto Rodrigo Mendes:
 O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) é uma organização sem fins lucrativos com 28 anos de existência, que tem como missão colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum. Seus projetos estão organizados a partir de uma arquitetura baseada em três pilares: produção de conhecimento, formação de educadores e advocacy.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024