24 ABR 2024
Alerta de saúde pública: Dengue em Canguçu

A Secretaria de Saúde de Canguçu alerta a comunidade sobre a confirmação do primeiro caso de dengue contraído dentro do município. Isso significa que a infecção ocorreu localmente, aumentando a necessidade de vigilância e prevenção por parte de todos.

Como prevenir a dengue

A prevenção é nossa melhor ferramenta contra a dengue. Pedimos a todos que adotem as seguintes medidas para proteger a si mesmos e à comunidade:

1. Elimine água parada: Remova água acumulada em pratos de plantas, pneus velhos, calhas e qualquer objeto que possa coletar água.
  2. Use repelente: Proteja-se usando repelente de insetos regularmente, especialmente durante o dia.
  3. Mantenha ambientes protegidos: Utilize telas em janelas e portas, e mantenha-as fechadas para evitar a entrada de mosquitos.
  4. Participe das iniciativas de saúde pública: Apoie e participe das ações de combate à dengue promovidas pela Secretaria de Saúde.

Sintomas da dengue

Fique atento aos sintomas da dengue, que incluem:

• Febre alta de início súbito.
  • Fortes dores de cabeça.
  • Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
  • Dores nas articulações e músculos.
  • Cansaço extremo.
  • Manchas vermelhas pelo corpo.

O que fazer se suspeitar de dengue

Se você ou alguém próximo apresentar esses sintomas:

• Procure imediatamente uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequado.
  • Beba bastante líquido para se manter hidratado.
  • Não tome medicamentos por conta própria. Consulte um profissional de saúde.

A prevenção e o controle da dengue dependem do esforço de todos. Juntos, podemos reduzir o impacto desta doença em nossa comunidade. Mantenha-se informado, proteja-se e participe das nossas ações de saúde pública.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024