24 MAI 2021
Maio vermelho alerta sobre o câncer de boca

O mês de maio é marcado pela luta contra o câncer de boca, um tipo de tumor maligno que atinge a cavidade oral (boca, lábios, língua, gengivas e garganta). O problema pode surgir em qualquer idade, mas, possui maiores chances de cura a partir de um diagnóstico precoce. Considerando isso, a Prefeitura Municipal, junto a Secretaria de Saúde, vem realizando a Campanha Maio Vermelho, que objetiva, através de uma série de ações, a conscientização e a prevenção contra a doença.

Com a impossibilidade de um mutirão de atendimentos, como realizado em anos anteriores, as equipes de saúde estarão intensificando o trabalho de exames e atendimentos entre os dias 24 e 28 de maio, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, bem como, no Centro de Especialidade Odontológicas (CEO). A avaliação não tem custos e é realizada com profissionais capacitados na área odontológica.

Sobre a doença:

O câncer de boca pode surgir em qualquer idade e pode atingir os lábios, gengiva, bochechas, língua e até mesmo a garganta.

Entre as principais causas estão o consumo excessivo de álcool, tabagismo, exposição irregular ao sol, e má higiene bucal.

Os sintomas variam, mas a principais observações são alterações na parte interna da boca, nos lábios, e na língua.

Diagnóstico e cuidados:

Entre os principais cuidados para prevenção estão:

- Utilizar protetor solar labial quando estiver na rua ou em forte exposição solar;

- Limitar o fumo e o uso de bebidas alcoólicas;

- Fazer uma boa higienização bucal;

- Manter uma alimentação saudável;

Para o diagnóstico, é importante frequentar o dentista, ele é o profissional responsável pela avaliação e coleta material para exame, que conforme citado, possui maiores chances de cura com um diagnóstico precoce.

"Previna-se! O câncer de boca não faz quarentena".