04 ABR 2024
SAÚDE
Prefeitura de Canguçu intensifica combate à Doença de Chagas com exames gratuitos

Em uma iniciativa de saúde pública, a Prefeitura de Canguçu, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), anuncia uma campanha para o diagnóstico e tratamento da doença de Chagas. Conhecida também como “doença do barbeiro”, devido ao inseto transmissor, a doença de Chagas é uma realidade preocupante na região, onde o município se destaca com um dos mais altos índices de mortalidade e casos notificados no Rio Grande do Sul, segundo dados do Sinan/Ministério da Saúde.

A doença de Chagas pode ser silenciosa e muitas vezes fatal, afetando órgãos vitais como o coração, esôfago e intestino grosso. Em Canguçu, sete em cada dez infectados desconhecem sua condição, um fator que contribui para as aproximadamente 4.500 mortes anuais em todo o Brasil causadas pela doença.

No âmbito do mês de conscientização sobre a doença de Chagas, a Prefeitura e a UFPel se unem para oferecer exames gratuitos e fáceis para todos os cidadãos. Os testes estarão disponíveis no Postão (Pronto Atendimento) do município, do dia 9 ao dia 19 de abril de 2024. O objetivo é identificar e começar o tratamento o mais rápido possível, especialmente para aqueles que têm maior risco.

Aqueles diagnosticados com a doença receberão acompanhamento completo e gratuito, assegurado pela expertise médica da UFPel. Este é um chamado especial para residentes e ex-residentes da zona rural, indivíduos que já tiveram contato com o inseto barbeiro ou que têm familiares afetados pela doença.